Notícias
Escolas e famílias avaliam a qualidade da Educação Infantil municipal
Aplicação dos Indicadores de Qualidade de Educação Infantil Paulistana é feito em duas etapas
Publicado em: 08/06/2018 17h01 | Atualizado em: 30/11/2020Educadores e famílias de crianças que estudam em escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino podem participar da aplicação dos Indicadores de Qualidade de Educação Infantil Paulistana. São dois momentos de reuniões onde a escola e as famílias avaliam a unidade, diagnosticam suas potencialidades e fragilidades e elaboraram um plano de ação para a melhoria das atitudes, situações ou práticas pedagógicas.
Aplicação
A fase de aplicação ocorreu entre os dias 23 de abril e 5 de maio e foi o momento de autoavaliação onde a escola e as famílias analisaram a unidade em nove dimensões, atribuindo-lhes as cores verde (bom), amarela (atenção) e vermelha (grave). Desta forma, diagnosticam-se as potencialidades e fragilidades da Unidade.
As nove dimensões – planejamento e gestão educacional, multiplicidade de experiências e linguagens em contextos lúdicos para as infâncias, interações, promoção de saúde e bem-estar, ambientes educativos, condições de trabalho dos educadores, rede de proteção sociocultural, relações étnico-raciais e de gênero e participação, escuta e autoria de bebês e crianças.
Plano de Ação
Entre os dias 28 de maio e 9 de junho os profissionais da escola e as famílias devem elaboram conjuntamente um plano de ação voltado à melhoria das atitudes, situações ou práticas pedagógicas consideradas como pontos de atenção e cuidado. Devem ser apontadas neste documento as ações de toda a comunidade escolar, pois isso viabilizará a melhoria da Qualidade da Educação dos bebês e crianças.
Cada unidade organiza os dias para a aplicação dos Indicadores de forma independente. Para participar, é importante se informar na secretaria qual será o dia e horário da reunião.
Com o plano de ação pronto, cada Unidade Escolar se compromete a efetivá-lo, seja a curto, médio ou longo prazo, garantindo a melhoria contínua de seus processos educativos.
Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino – Compreende os Centros de Educação Infantil (CEI), da rede direta, indireta e parceira, Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI) e Escolas Municipais de Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBS) de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEF Paulo Duarte diversifica ensino de Matemática com jogos e brincadeiras
Secretaria Municipal de Educação
14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa nesta segunda-feira (5)
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências
Secretaria Municipal de Educação
Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública
Secretaria Municipal de Educação
Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo
Relacionadas

Vídeo comemorativo – 80 anos da Educação Infantil Paulistana
Publicado em: 03/12/2015 3h37 - em Educação Infantil

Imprensa Jovem é 10!
Publicado em: 03/12/2015 3h05 - em Programas e Projetos

Um Quintal do Tamanho do CEU
Publicado em: 03/12/2015 2h54 - em CEU e COCEU

Vagas remanescentes para a formação “Água em Curso”
Publicado em: 02/12/2015 4h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem Sparapan entrevista Secretário Gabriel Chalita
Publicado em: 02/12/2015 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo