Notícias
Escolas e famílias avaliam a qualidade da Educação Infantil municipal
Aplicação dos Indicadores de Qualidade de Educação Infantil Paulistana é feito em duas etapas
Publicado em: 08/06/2018 17h01 | Atualizado em: 30/11/2020Educadores e famílias de crianças que estudam em escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino podem participar da aplicação dos Indicadores de Qualidade de Educação Infantil Paulistana. São dois momentos de reuniões onde a escola e as famílias avaliam a unidade, diagnosticam suas potencialidades e fragilidades e elaboraram um plano de ação para a melhoria das atitudes, situações ou práticas pedagógicas.
Aplicação
A fase de aplicação ocorreu entre os dias 23 de abril e 5 de maio e foi o momento de autoavaliação onde a escola e as famílias analisaram a unidade em nove dimensões, atribuindo-lhes as cores verde (bom), amarela (atenção) e vermelha (grave). Desta forma, diagnosticam-se as potencialidades e fragilidades da Unidade.
As nove dimensões – planejamento e gestão educacional, multiplicidade de experiências e linguagens em contextos lúdicos para as infâncias, interações, promoção de saúde e bem-estar, ambientes educativos, condições de trabalho dos educadores, rede de proteção sociocultural, relações étnico-raciais e de gênero e participação, escuta e autoria de bebês e crianças.
Plano de Ação
Entre os dias 28 de maio e 9 de junho os profissionais da escola e as famílias devem elaboram conjuntamente um plano de ação voltado à melhoria das atitudes, situações ou práticas pedagógicas consideradas como pontos de atenção e cuidado. Devem ser apontadas neste documento as ações de toda a comunidade escolar, pois isso viabilizará a melhoria da Qualidade da Educação dos bebês e crianças.
Cada unidade organiza os dias para a aplicação dos Indicadores de forma independente. Para participar, é importante se informar na secretaria qual será o dia e horário da reunião.
Com o plano de ação pronto, cada Unidade Escolar se compromete a efetivá-lo, seja a curto, médio ou longo prazo, garantindo a melhoria contínua de seus processos educativos.
Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino – Compreende os Centros de Educação Infantil (CEI), da rede direta, indireta e parceira, Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI) e Escolas Municipais de Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBS) de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o III Foro de Debate da Supervisão Escolar Paulistana
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria de Educação de São Paulo abre inscrições para submissão de projetos artísticos
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura realiza 11° Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos com premiação de R$85,5 mil
Secretaria Municipal de Educação
O Recreio nas Férias 2025 está chegando e as inscrições começam nesta segunda-feira (11)
Secretaria Municipal de Educação
Finalistas do Concurso “Cozinhas & Infâncias” são anunciados
Relacionadas
Readaptação Funcional
Publicado em: 12/05/2016 1h18 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Concurso de Educação em Direito à Memória e à Verdade nas Escolas
Publicado em: 12/05/2016 10h14 - em CEDH
Região da Brasilândia recebe dois novos Centros de Educação Infantil
Publicado em: 11/05/2016 4h39 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
CEU São Mateus realiza terceiro casamento comunitário
Publicado em: 11/05/2016 3h44 - em CEU e COCEU
Ângela Maria se apresenta no CEU Uirapuru
Publicado em: 11/05/2016 3h15 - em CEU e COCEU