Notícias

Escolas da Rede Municipal de São Paulo contarão com mães guardiãs por mais 12 meses

Beneficiárias ajudam a garantir a aplicação dos protocolos de saúde em combate à Covid-19 e contam com bolsa mensal de R$ 1.155

Publicado em: 30/12/2021 11h18 | Atualizado em: 30/12/2021
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

A Prefeitura de São Paulo irá prorrogar por mais 12 meses, a partir de janeiro de 2022, a permanência de mais de 4 mil mães no Programa Operação Trabalho – POT Volta às Aulas. A iniciativa inovadora, que recebeu neste ano o prêmio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no concurso Semear ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é voltado à geração de renda para mães de alunos da rede municipal de ensino, que estejam em vulnerabilidade social. O programa está em atuação desde março deste ano, em uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e da Educação.

“A continuidade do POT Volta às Aulas por mais um ano é de suma importância para essas mulheres que poderão permanecer com renda. O prefeito Ricardo Nunes avaliando os bons resultados do programa viu a necessidade da prorrogação a fim de que essas mães possam planejar 2022 com tranquilidade, sabendo que suas famílias terão garantidos esse benefício”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

A iniciativa prioriza mães de alunos que estudam nas escolas da rede pública municipal, que estejam com idade entre 18 e 50 anos e que atendam às regras do programa. O POT Volta às Aulas ofertou 4.590 vagas para mulheres atuarem como orientadoras escolares, no cumprimento dos protocolos sanitários em combate à Covid-19. Cada escola conta, em média, com três mulheres que recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.155 para uma carga de seis horas por dia, totalizando 30 horas semanais. Com a prorrogação do programa, as mulheres desemprenharão as atividades até 31 de dezembro de 2022.

“O sucesso do programa se deu pelo fato de as mães contratadas estarem ligadas às comunidades escolares. Além de ajudarem a manter os protocolos sanitários contra o coronavírus, a presença delas nas unidades inspirou ainda mais confiança nas outras famílias para que enviassem seus filhos para as atividades presenciais. Tudo isso fez muita diferença no processo de retomada”, disse Fernando Padula.

As beneficiárias executam atividades relacionadas à manutenção da higiene e segurança sanitária dos alunos, no desenvolvimento de boas práticas de higienização e segurança como aferição de temperatura, higienização de equipamentos escolares e ambientes de uso coletivo, monitoramento e sensibilização sobre prevenção à covid-19 no ambiente escolar e nos equipamentos da Secretaria Municipal da Educação.

Capacitação

Todas as beneficiárias participam de capacitação on-line para atuar na função. As atividades são desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que aborda, além dos protocolos de saúde, as questões éticas e emocionais do acolhimento de alunos na pandemia.

Durante o período de permanência no POT Volta às Aulas, as participantes cumprem ainda 24 horas mensais de qualificação profissional no Portal do Cate.

Atualização cadastral

A equipe do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo entrará em contato com as participantes para agendar a atualização cadastral para a prorrogação do vínculo. Portanto, fique atento ao número de celular ou telefone informado, pois o procedimento é obrigatório para a extensão do contrato.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300