Notícias

Escolas da Rede Municipal de São Paulo contarão com mães guardiãs por mais 12 meses

Beneficiárias ajudam a garantir a aplicação dos protocolos de saúde em combate à Covid-19 e contam com bolsa mensal de R$ 1.155

Publicado em: 30/12/2021 11h18 | Atualizado em: 30/12/2021
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

A Prefeitura de São Paulo irá prorrogar por mais 12 meses, a partir de janeiro de 2022, a permanência de mais de 4 mil mães no Programa Operação Trabalho – POT Volta às Aulas. A iniciativa inovadora, que recebeu neste ano o prêmio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no concurso Semear ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é voltado à geração de renda para mães de alunos da rede municipal de ensino, que estejam em vulnerabilidade social. O programa está em atuação desde março deste ano, em uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e da Educação.

“A continuidade do POT Volta às Aulas por mais um ano é de suma importância para essas mulheres que poderão permanecer com renda. O prefeito Ricardo Nunes avaliando os bons resultados do programa viu a necessidade da prorrogação a fim de que essas mães possam planejar 2022 com tranquilidade, sabendo que suas famílias terão garantidos esse benefício”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

A iniciativa prioriza mães de alunos que estudam nas escolas da rede pública municipal, que estejam com idade entre 18 e 50 anos e que atendam às regras do programa. O POT Volta às Aulas ofertou 4.590 vagas para mulheres atuarem como orientadoras escolares, no cumprimento dos protocolos sanitários em combate à Covid-19. Cada escola conta, em média, com três mulheres que recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.155 para uma carga de seis horas por dia, totalizando 30 horas semanais. Com a prorrogação do programa, as mulheres desemprenharão as atividades até 31 de dezembro de 2022.

“O sucesso do programa se deu pelo fato de as mães contratadas estarem ligadas às comunidades escolares. Além de ajudarem a manter os protocolos sanitários contra o coronavírus, a presença delas nas unidades inspirou ainda mais confiança nas outras famílias para que enviassem seus filhos para as atividades presenciais. Tudo isso fez muita diferença no processo de retomada”, disse Fernando Padula.

As beneficiárias executam atividades relacionadas à manutenção da higiene e segurança sanitária dos alunos, no desenvolvimento de boas práticas de higienização e segurança como aferição de temperatura, higienização de equipamentos escolares e ambientes de uso coletivo, monitoramento e sensibilização sobre prevenção à covid-19 no ambiente escolar e nos equipamentos da Secretaria Municipal da Educação.

Capacitação

Todas as beneficiárias participam de capacitação on-line para atuar na função. As atividades são desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que aborda, além dos protocolos de saúde, as questões éticas e emocionais do acolhimento de alunos na pandemia.

Durante o período de permanência no POT Volta às Aulas, as participantes cumprem ainda 24 horas mensais de qualificação profissional no Portal do Cate.

Atualização cadastral

A equipe do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo entrará em contato com as participantes para agendar a atualização cadastral para a prorrogação do vínculo. Portanto, fique atento ao número de celular ou telefone informado, pois o procedimento é obrigatório para a extensão do contrato.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Sme Na Bienal
Professor Escrevendo Na Lousa
Jornada Pedagógica
Fotografia de professor escrevendo em lousa escolar

Sisu do 2º semestre do ano está com as inscrições abertas

Publicado em: 28/06/2022 3h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Parlamento Jovem

SME lança Programa de Gestão Documental em parceria com Secretaria de Gestão

Publicado em: 24/06/2022 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.249