Notícias

Escolas da Rede Municipal de Ensino participam de série sobre projetos educativos

Programa tem o objetivo de revelar iniciativas educacionais inspiradoras no país.

Publicado em: 12/12/2017 18h20 | Atualizado em: 30/11/2020

janelas_inovacao_740_x_430.jpg

Entre os meses de maio e dezembro deste ano, quatro unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram do programa Janelas de Inovação, do canal Futura.

Participaram do projeto o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Campo Limpo (DRE Campo Limpo) e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Presidente Campos Salles (DRE Ipiranga), Desembargador Amorim de Lima (DRE Butantã) e General Júlio Marcondes Salgado (DRE Jaçanã/Tremembé).

O programa Janelas de Inovação é uma série de documentários exibida pelo canal Futura, em parceria com a Fundação Telefônica/Vivo, produzida e dirigida por jovens estudantes da área de comunicação de cinco regiões brasileiras. A série apresenta 40 episódios sobre iniciativas educacionais inspiradoras em diferentes contextos. O programa é exibido às quintas-feiras, às 22 horas, no canal da emissora.

O documentário sobre o CIEJA Campo Limpo exibe como a diversidade e o acolhimento são caminhos utilizados para mudar a educação no Brasil. Com muitas opções de horários para assistir aulas e com uma proposta pedagógica diferenciada, cerca de 1.300 estudantes – a maioria, mulheres – são acolhidos diariamente, buscando retomar os estudos com auxílio dos professores e outros membros da comunidade escolar.

CIEJA Campo Limpo – Exibido em 4 de maio



O projeto de Robótica Educacional da EMEF Pres. Campos Salles, localizada em Heliópolis, zona sul de São Paulo, privilegia a autonomia de seus estudantes e tenta, de forma inovadora, integrar a comunidade local em sua organização, buscando o envolvimento de todos, descentralizando o processo de aprendizagem, estimulando a consciência social e o exercício da cidadania, usando a tecnologia como ferramenta de transformação.

EMEF Pres. Campos Salles – Exibido em 29 de junho



Na EMEF Desembargador Amorim de Lima, a parceria entre a escola, família e a comunidade faz parte de um ensino inovador, sem séries e sem grades, inspirado no sistema pedagógico de ensino da Escola da Ponte, em Portugal, onde os estudantes dos diferentes ciclos são responsáveis pelo próprio processo de aprendizagem.

Os estudantes se reúnem em pequenos grupos para realizar pesquisas e atividades, auxiliados por um professor quando necessário.

EMEF Des. Amorim de Lima – Exibido em 26 de outubro



Na EMEF General Júlio Marcondes Salgado, zona norte da capital, cerca de 30 estudantes educomunicadores e ex-alunos, com idade entre 11 e 19 anos, participam do projeto de educomunicação chamado Rádio JMS, construindo conhecimentos de maneira colaborativa para melhorar as relações de comunicação entre a escola e a comunidade. Para isso, os estudantes aprendem sobre aspectos básicos de fotografia e filmagem, interação nas redes sociais, cobertura em eventos, produção de textos, roteiros e perguntas, programações musicais nos intervalos, entre outras ações que visem o aprimoramento do processo educomunicativo.

EMEF Gal. Júlio Marcondes Salgado – Exibido em 7 de dezembro



Para conferir o trabalho de escolas de diferentes regiões do país, basta acessar este
link.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de estudantes participande de competição de xadrez

Conheça as escolas vencedoras da Final Municipal de Xadrez por Equipes

Publicado em: 04/08/2022 6h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de quatro estudantes em volta da mesa desmontando um computador portátil. Eles usam colete amarelo e estudam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan .
Fotografia de uma quadra poliesportiva coberta, enfeitada com bandeirinhas coloridas. É noite e iluminação está ligada.

Prefeitura de SP entrega obra de cobertura de quadra poliesportiva em escola da rede municipal

Publicado em: 03/08/2022 10h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.259