Notícias

Escolas da DRE Campo Limpo enviam experimentos científicos para balão estratosférico

Lançamento acontece no dia 29 de setembro no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Publicado em: 24/09/2018 14h15 | Atualizado em: 30/11/2020

experimentos_balao_estratosferico_740_x_430.jpg

No dia 29 de setembro, 40 alunos do 6º ao 9º ano de quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo participam, no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do lançamento de um balão estratosférico com experimentos científicos desenvolvidos pelos estudantes.

O evento, promovido pelo Garatea-E, projeto proposto pelo grupo Zenith, da Escola de Engenharia da USP de São Carlos, com apoio da Missão Garatéa – consórcio nacional de pesquisadores que procuram estimular o desenvolvimento da ciência em escolas públicas e privadas. Essas instituições, em parceria com a Divisão Pedagógica da DRE Campo Limpo, têm como principal proposta a promoção do pensamento científico em jovens do Ensino Fundamental e Médio, desafiando estudantes a elaborarem experimentos para serem testados a 30 km de altitude, sob alta incidência de raios ultravioletas. A ideia é compreender seus efeitos sobre a vida e verificar a viabilidade do homem um dia, ocupar ambientes extraterrestres.

As escolas participantes são a EMEF Sócrates Brasileiro, que tem como projeto estudar o efeito da radiação em bactérias e microrganismos, a EMEF M’Boi Mirim II, que quer descobrir a viabilidade do fermento biológico para fabricação de pão após envio a estratosfera, EMEF Perimetral, deseja comparar em pele de porco diferentes formas proteção contra a radiação ultravioleta como protetor solar, lentes de óculos em tecidos e a EMEF Paulo Colombo Pereira de Queiroz, que deseja ver o efeito do ambiente estratosférico em plantas aquáticas. Essas iniciativas autorais, são orientadas respectivamente, pelos seus professores de Ciências, Manuel Gomes Neto, Kátia Raquel de Faria, Edward Zvingila e Eloisa Gerolin.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

825x470 (1)

Secretário dá continuidade à escuta ativa com DREs São Mateus e Santo Amaro

Publicado em: 20/09/2021 5h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da estante de livros da Sala de Leitura de uma escola.

Comissão composta por 130 pessoas escolhe livros entre 4.500 títulos entregues à SME

Publicado em: 20/09/2021 5h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Governo aberto nas escolas. ilustração de uma lâmpada conectada à diferentes pessoas. Na parte interior da lâmpada o mapa da cidade de São Paulo.

Governo Aberto nas Escolas: estudantes participam de oficinas que estimulam autonomia nos territórios

Publicado em: 20/09/2021 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma apresentação de teatro de fantoches, crianças estão sentadas de costas para quem vê a fotografia e de frente para o palco da apresentação que está no quadrante direito superior a fotografia. As crianças usam máscara de proteção individual e estão mantendo distanciamento social.

SME e Detran-SP promovem Semana Nacional do Trânsito em CEUs da capital

Publicado em: 20/09/2021 2h27 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470 (30)

Migração, Racismo e Xenofobia são temas de curso promovido pela SME

Publicado em: 20/09/2021 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.190