Notícias

Escola substitui celebração de datas comemorativas pelo “Dia de quem cuida de mim”

Ação visa o acolhimento e respeito às diferentes constituições familiares presentes na escola

Publicado em: 09/05/2019 15h28 | Atualizado em: 30/11/2020

quemcuidaprincipal_740x430.jpg

Durante o ano letivo, algumas escolas da Rede Municipal de Ensino realizam o “Dia de quem cuida mim”, uma ação de acolhimento e respeito às diferentes constituições familiares presentes no cotidiano educacional. Esta ação teve início pelo fato de muitas crianças e estudantes ficarem tristes pela ausência dos pais durante as tradicionais celebrações familiares realizadas nas escolas.

No “Dia de quem cuida de mim”, todos são convidados a participarem, pais e mães, avôs, avós, irmãos, irmãs, tios, tias ou quem a criança ou estudante desejar convidar.

quemcuidademim3_740x430.jpg

Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cidade Fernão Dias, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã / Tremembé, as datas tradicionais não são comemoradas desde 2015.

A decisão foi tomada após momentos de conversa entre professores, funcionários e pais representantes do Conselho de Escola, com a justificativa de promover atividades que não excluíssem nenhuma criança. “Conhecemos a realidade de muitas famílias e sabemos que suas configurações são diversificadas e, nem sempre as crianças vivem com suas mães e pais, portanto, abrimos a escola para toda e qualquer pessoa que acompanhe e seja responsável pelas crianças que frequentam esta Unidade Escolar”, observa a Diretora da unidade”, Thais Sodré Manzano.

quemcuidademim1_740x430.jpg

A ideia do projeto da escola é homenagear pessoas que cuidam e educam das crianças tanto quanto os pais e mães que muitas vezes por conta de trabalho não podem estar presentes nos eventos promovidos pela escola.

A escola recepciona a comunidade com um café especial, em seguida oferece uma programação composta por apresentações musicais, contação de histórias, oficinas e quadro fotográfico de trabalhos realizados na unidade, que tiveram como foco: valores e respeito.

Ainda que haja uma especulação cultural e comercial com relação ao Dia das Mães no mês de maio, a escola acredita que as homenagens às mães podem ser feitas dentro do âmbito familiar, cabendo a cada família comemorar essa data de acordo com suas características e possibilidades, a ideia é não vincular o “Dia de quem cuida de mim” a nenhuma data comemorativa. A próxima ação acontece no dia 28 de setembro.

quemcuidademim2_740x430.jpg

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em 2015, cerca de 40% das famílias brasileiras eram chefiadas por mulheres. Dentro desse universo, é alto o número de lares compostos apenas por mãe e filhos. Um percentual pequeno — mas ainda assim significativo — de família/responsáveis é composto por pais e filhos.

Por esse motivo, muitas escolas decidiram abolir as comemorações de datas como Dia das Mães e Dia dos Pais, realizando em vez disso o Dia da Família na Escola.

O Currículo da Cidade de Educação Infantil faz apontamentos sobre esta temática, “Festas para a comunidade escolar — incluindo as famílias/ responsáveis — devem se realizar com a comunidade escolar, isto é, com a participação intensa das famílias/responsáveis e das crianças, desde a sua decisão e o seu planejamento até a sua realização e avaliação, sempre questionando o caráter comercial de tais eventos.” (Currículo da Cidade – Educação Infantil, p. 117).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.212