Notícias

Escola organiza desfile para celebrar o mês da Consciência Negra

Evento coloca em pauta a importância de discutir a temática negra

Publicado em: 19/11/2019 12h01 | Atualizado em: 30/11/2020
Beleza Negra2

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Centro Educacional Unificado (CEU) Feitiço da Vila realizou, no último dia 8 de novembro, a 5ª edição do Desfile Beleza Negra 2019. De acordo com a professora Nazaré Aparecida Barbosa, a ideia foi promover a conscientização racial e melhorar a auto estima de alunos ou alunas negros, incentivando o aprendizado numa perspectiva antirracista e trabalhando a auto estima dos estudantes.

Nazaré contou que, no decorrer do ano letivo, os alunos puderam conhecer mais sobre as culturas africanas e afro-brasileiras, conforme indica a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas. “Fizemos leituras com os alunos, os levamos ao Museu Afro, no Parque do Ibirapuera, entre outras ações. Para preparar nosso desfile, os alunos participaram de uma palestra sobre a história da moda com o produtor Cesar Fassina”.

Beleza Negra

Nazaré explica que a data é muito aguardada pelos estudantes e também pelas famílias. “Todos participam. De um jeito ou de outro, todos estão envolvidos com a organização e realização do evento” disse. A professora comentou que os pais colaboram doando ou emprestando roupas, acessórios, tecidos e na produção do evento, arrumando os cabelos, fazendo tranças, maquiagens e turbantes. “É um sucesso!” – comemora.

Durante o evento os alunos dos primeiros anos realizaram uma apresentação musical ensaiada pelo coreógrafo negro Dayvid Vieira, ex-aluno da escola, que já compôs o corpo de baile da cantora Karol Conka.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.492