Notícias

Escola organiza desfile para celebrar o mês da Consciência Negra

Evento coloca em pauta a importância de discutir a temática negra

Publicado em: 19/11/2019 12h01 | Atualizado em: 30/11/2020
Beleza Negra2

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) do Centro Educacional Unificado (CEU) Feitiço da Vila realizou, no último dia 8 de novembro, a 5ª edição do Desfile Beleza Negra 2019. De acordo com a professora Nazaré Aparecida Barbosa, a ideia foi promover a conscientização racial e melhorar a auto estima de alunos ou alunas negros, incentivando o aprendizado numa perspectiva antirracista e trabalhando a auto estima dos estudantes.

Nazaré contou que, no decorrer do ano letivo, os alunos puderam conhecer mais sobre as culturas africanas e afro-brasileiras, conforme indica a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas. “Fizemos leituras com os alunos, os levamos ao Museu Afro, no Parque do Ibirapuera, entre outras ações. Para preparar nosso desfile, os alunos participaram de uma palestra sobre a história da moda com o produtor Cesar Fassina”.

Beleza Negra

Nazaré explica que a data é muito aguardada pelos estudantes e também pelas famílias. “Todos participam. De um jeito ou de outro, todos estão envolvidos com a organização e realização do evento” disse. A professora comentou que os pais colaboram doando ou emprestando roupas, acessórios, tecidos e na produção do evento, arrumando os cabelos, fazendo tranças, maquiagens e turbantes. “É um sucesso!” – comemora.

Durante o evento os alunos dos primeiros anos realizaram uma apresentação musical ensaiada pelo coreógrafo negro Dayvid Vieira, ex-aluno da escola, que já compôs o corpo de baile da cantora Karol Conka.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora em pé na sala de aula em freten aos alunos que estão sentados e olhando para ela.
Finalistas no Premio Educador Em Destaque

SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque

Publicado em: 30/10/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes sentados segurando o gibi da Turma da Mônica -

Imprensa Jovem participa de lançamento de HQ inédita da Turma da Mônica Jovem

Publicado em: 30/10/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10

Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10

Publicado em: 29/10/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Ceu São Miguel
«1 2 3 1.591