Notícias

Escola oferece atendimento educacional especializado para estudantes surdos no ensino médio

32 estudantes aprendem a língua portuguesa em sua modalidade escrita; Escola também oferece aulas de Libras para comunidade

Publicado em: 05/12/2019 18h25 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem mostra 30 estudantes aproximadamente ao fundo fazendo gestos posando para foto, na parte da frente aparecem professores, instrutores e educadores sorrindo e também posando para foto.

 

A Escola Municipal Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Vereador Antônio Sampaio, localizada no bairro de Santana, zona norte de São Paulo, oferece atendimento educacional especializado para estudantes surdos.

Em 2019, a escola atende 32 estudantes surdos em turmas dos três anos do Ensino Médio. Para o apoio ao atendimento pedagógico, a unidade conta com a Professora de Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Auditiva e Surdez, Letícia Paloma Silva, e tradutores intérpretes de língua de sinais Hieda Cabral, Roseli Pereira e Douglas Santos e com instrutora surda Karolina Conceição.

As aulas são ministradas na Sala de Recursos Multifuncionais, no período de extensão de jornada escolar. Os estudantes surdos aprendem a língua portuguesa em sua modalidade escrita.

Há, também, aulas gratuitas de Libras disponibilizadas para alunos e alunas, professores e para a comunidade, oferecidas pela instrutora Karolina Conceição. Para a comunidade, as aulas são às sextas-feiras, às 12h.

Em setembro, a escola foi convidada a participar do Seminário de Educação Especial promovido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, obtendo destaque no evento. Os estudantes surdos do Ensino Médio apresentaram teatro, poesia em Libras e dança despertando a atenção dos profissionais de educação presentes no evento.

A EMEFM Vereador Antônio Sampaio está localizada em Santana, zona norte de São Paulo, na Rua Voluntários da Pátria n° 733, a 100 metros da estação Portuguesa-Tietê (linha azul do metrô).

Para saber mais informações sobre as aulas, ligue para unidade educacional no telefone: (11) 2221-4615.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212