Notícias
Escola oferece atendimento educacional especializado para estudantes surdos no ensino médio
32 estudantes aprendem a língua portuguesa em sua modalidade escrita; Escola também oferece aulas de Libras para comunidade
Publicado em: 05/12/2019 18h25 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Vereador Antônio Sampaio, localizada no bairro de Santana, zona norte de São Paulo, oferece atendimento educacional especializado para estudantes surdos.
Em 2019, a escola atende 32 estudantes surdos em turmas dos três anos do Ensino Médio. Para o apoio ao atendimento pedagógico, a unidade conta com a Professora de Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Auditiva e Surdez, Letícia Paloma Silva, e tradutores intérpretes de língua de sinais Hieda Cabral, Roseli Pereira e Douglas Santos e com instrutora surda Karolina Conceição.
As aulas são ministradas na Sala de Recursos Multifuncionais, no período de extensão de jornada escolar. Os estudantes surdos aprendem a língua portuguesa em sua modalidade escrita.
Há, também, aulas gratuitas de Libras disponibilizadas para alunos e alunas, professores e para a comunidade, oferecidas pela instrutora Karolina Conceição. Para a comunidade, as aulas são às sextas-feiras, às 12h.
Em setembro, a escola foi convidada a participar do Seminário de Educação Especial promovido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, obtendo destaque no evento. Os estudantes surdos do Ensino Médio apresentaram teatro, poesia em Libras e dança despertando a atenção dos profissionais de educação presentes no evento.
A EMEFM Vereador Antônio Sampaio está localizada em Santana, zona norte de São Paulo, na Rua Voluntários da Pátria n° 733, a 100 metros da estação Portuguesa-Tietê (linha azul do metrô).
Para saber mais informações sobre as aulas, ligue para unidade educacional no telefone: (11) 2221-4615.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada”
Diretoria Regional de Educação Butantã
São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas
Secretaria Municipal de Educação
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Relacionadas
Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada”
Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas
Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação