Escola Municipal promove sua 1ª Mostra de Cinema

Filmes produzidos pelos estudantes já foram exibidos em diversos festivais e mostras do país

Publicado em: 29/11/2019 17h24 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem tem um fundo vermelho com as informações do evento no lado esquerdo, e ao lado direito uma montagem com fotos.

Acontece neste sábado (30) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa, situada no extremo norte da capital, a 1ª Mostra de Cinema. A programação contará com dez filmes produzidos pelos estudantes, as histórias envolvem as temáticas dos Direitos Humanos e Cidadania.

Criar narrativas por meio da linguagem do cinema é uma das estratégias usadas pelos professores  Rodrigo Pignatari, Ivan Batista Borges e Janaína Aparecida Ribeiro dos Santos, com os estudantes que optam por participar dos Projetos de Cinema e Fotografia e Vídeo e nas aulas regulares de Artes. No cotidiano escolar é proposto que os jovens assistam a filmes, façam exercícios de cenas, analisem imagem e produzam curtas, sempre relacionando o cinema com as propostas curriculares e incentivando o protagonismo dos estudantes.

“Com o advento das novas tecnologias e o maior acesso aos aplicativos de edição de vídeo e imagem nos celulares, facilitou muito o modo de produção na escola”, diz Pignatari. Ele ressalta que o cinema também está presente nas aulas de Artes das turmas do Ensino Fundamental, a partir das técnicas de enquadramento, stop-motion e construção de roteiros.

O professor conta que a Mostra é aberta ao público e tem a intenção de afirmar a linguagem do cinema como uma expressão cultural do território educativo no qual a escola está – o bairro Jardim Fontalis. A primeira semente dessa safra de produção cinematográfica nasceu em 2006, quando a EMEF produziu um curta documentário sobre o Jardim Felicidade. “Quase 10 anos depois, em 2015, produzimos um de ficção que foi resultado do Projeto de Fotografia e Vídeo e, desde então, não paramos mais”, diz o professor.

Orgulhoso, Rodrigo Pignatari conta que, além de exibições em festivais e saraus da Rede Municipal de Educação e na principal Biblioteca pública de São Paulo – a Mário de Andrade, as produções dos estudantes já ganharam prêmios e circularam em mostras até fora do estado de São Paulo. “Nossos curtas já foram exibidos em mostras de cinema na cidade de Guarulhos, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a principal biblioteca municipal de São Paulo, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul e em Uberlândia, Minas Gerais”, festeja.

“Acreditamos na escola pública e no cinema como ferramenta para a promoção e acesso à sétima arte, de forma democrática e como direito humano inegociável – o direito dos estudantes e das estudantes se narrarem”, completa o Rodrigo.

A organização da mostra é feita pelos professores do projeto de Cinema, Ivan Batista Borges e Janaína Aparecida Ribeiro dos Santos, juntamente com Rodrigo, professor de Artes.

I Mostra de Cinema da EMEF Hipólito José da Costa

Data: 30 de novembro de 2019

Local: Rua Augusto Rodrigues, 272

Jardim Fontalis

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação