Notícias

Escola Municipal promove sua 1ª Mostra de Cinema

Filmes produzidos pelos estudantes já foram exibidos em diversos festivais e mostras do país

Publicado em: 29/11/2019 17h24 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem tem um fundo vermelho com as informações do evento no lado esquerdo, e ao lado direito uma montagem com fotos.

Acontece neste sábado (30) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa, situada no extremo norte da capital, a 1ª Mostra de Cinema. A programação contará com dez filmes produzidos pelos estudantes, as histórias envolvem as temáticas dos Direitos Humanos e Cidadania.

Criar narrativas por meio da linguagem do cinema é uma das estratégias usadas pelos professores  Rodrigo Pignatari, Ivan Batista Borges e Janaína Aparecida Ribeiro dos Santos, com os estudantes que optam por participar dos Projetos de Cinema e Fotografia e Vídeo e nas aulas regulares de Artes. No cotidiano escolar é proposto que os jovens assistam a filmes, façam exercícios de cenas, analisem imagem e produzam curtas, sempre relacionando o cinema com as propostas curriculares e incentivando o protagonismo dos estudantes.

“Com o advento das novas tecnologias e o maior acesso aos aplicativos de edição de vídeo e imagem nos celulares, facilitou muito o modo de produção na escola”, diz Pignatari. Ele ressalta que o cinema também está presente nas aulas de Artes das turmas do Ensino Fundamental, a partir das técnicas de enquadramento, stop-motion e construção de roteiros.

O professor conta que a Mostra é aberta ao público e tem a intenção de afirmar a linguagem do cinema como uma expressão cultural do território educativo no qual a escola está – o bairro Jardim Fontalis. A primeira semente dessa safra de produção cinematográfica nasceu em 2006, quando a EMEF produziu um curta documentário sobre o Jardim Felicidade. “Quase 10 anos depois, em 2015, produzimos um de ficção que foi resultado do Projeto de Fotografia e Vídeo e, desde então, não paramos mais”, diz o professor.

Orgulhoso, Rodrigo Pignatari conta que, além de exibições em festivais e saraus da Rede Municipal de Educação e na principal Biblioteca pública de São Paulo – a Mário de Andrade, as produções dos estudantes já ganharam prêmios e circularam em mostras até fora do estado de São Paulo. “Nossos curtas já foram exibidos em mostras de cinema na cidade de Guarulhos, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a principal biblioteca municipal de São Paulo, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul e em Uberlândia, Minas Gerais”, festeja.

“Acreditamos na escola pública e no cinema como ferramenta para a promoção e acesso à sétima arte, de forma democrática e como direito humano inegociável – o direito dos estudantes e das estudantes se narrarem”, completa o Rodrigo.

A organização da mostra é feita pelos professores do projeto de Cinema, Ivan Batista Borges e Janaína Aparecida Ribeiro dos Santos, juntamente com Rodrigo, professor de Artes.

 

I Mostra de Cinema da EMEF Hipólito José da Costa

Data: 30 de novembro de 2019

Horário: 8h30

Local: Rua Augusto Rodrigues, 272

Jardim Fontalis

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF em Itaquera utiliza Parque do Carmo como cenário pedagógico

EMEF em Itaquera utiliza Parque do Carmo como cenário pedagógico

Publicado em: 05/10/2022 2h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Mutirão para reconhecimento de paternidade

CEU Inácio Monteiro recebe Mutirão de Paternidade

Publicado em: 04/10/2022 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma garota usando microscópio, ao lado a logomarca do Projeto Futuras Cientistas

Programa Futuras Cientistas recebe inscrições de alunas e professoras até 10 de outubro

Publicado em: 04/10/2022 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes de Academias Estudantis de Letras homenageiam a escritora Marina Colasanti

Estudantes de Academias Estudantis de Letras homenageiam a escritora Marina Colasanti

Publicado em: 04/10/2022 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um tabuleiro de mancala de madeira com peças verdes e uma mão pegando as peças.

Concurso da SME desafia participantes a confeccionarem álbum de figurinhas de Mancala Awelé

Publicado em: 03/10/2022 5h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.285