Notícias

Escola municipal localizada em território carnavalesco de SP aproveita samba em projeto pedagógico

Estudantes vão apresentar bloco de Carnaval com estandarte e música própria

Publicado em: 16/02/2023 12h42 | Atualizado em: 16/02/2023

 

Estudantes fantasiados e com estandartes do blocos de carnaval na quadra da escola.

O desfile dos blocos é um momento muito agradado pelos estudantes da EMEF Dona Angelina Maffei Vita e vivido com muita alegria e diversão.

Localizada no bairro Casa Verde, região na zona norte que abriga muitas escolas de samba, a EMEF Dona Angelina Maffei Vita aproveita essa tradição dentro do projeto pedagógico da escola.

A proximidade do carnaval inspira um concurso de blocos carnavalescos entre as turmas de 5º ao 9º ano, pelo segundo ano consecutivo. Cada sala tem a missão de escolher o nome de seu bloco, produzir o estandarte, adereços e criar a letra do samba, que tem como motes temas de importância social.

A atividade envolve professores de diferentes disciplinas, como artes, história e língua portuguesa, que desenvolvem as ações sob as óticas de suas áreas do conhecimento. Os trabalhos já estão sendo feitos. O encerramento ocorre com um desfile dos blocos e análise de uma banca julgadora, na primeira semana de março.

Meninas e meninos com instrumentos musicais de percurssão.

Bateria de escola de samba com instrumentos de percussão da EMEF Dona Angelina Maffei Vita.

O desfile vai contar ainda com uma bateria de escola de samba, reativada recentemente pela escola, composta por instrumentos de percussão. São 25 crianças participantes, que além de tocar também cantam.

Outras ações

Fotografia de uma sala de aula com alguns estudantes em pé e outros sentados fazendo a pintura em seus abadás de Carnaval.

Turma da EMEF Deputado Caio Pompeu, da DRE Guaianases, durante processo de confecção dos abadás.

Nesta sexta-feira (17) a EMEF Deputado Caio Pompeu, da DRE Guaianases, fará uma festa de Carnaval chamada Carnacaio, que encerra um trabalho iniciado há duas semanas de resgate histórico das manifestações carnavalescas e culturais dentro do contexto social. Neste período, os professores também trabalharam a evolução dos gêneros carnavalescos e a confecção de máscaras, adereços e dos abadás.

Já as crianças da EMEI Heitor Villa Lobos, da DRE Ipiranga, participam na sexta de uma atividade de musicalização sobre músicas da cultura brasileira. A atividade, encabeçada pela artista Bel Borges, tem como foco integrar os elementos da cultura brasileira no aprendizado por meio da música.

Na EMEF Paulo Duarte, da DRE São Mateus, haverá desfiles de blocos de Carnaval criados das turmas com abadás e estandartes confeccionados pelos próprios estudantes. Haverá premiação nas categorias: estandarte, animação, abadás e canto/harmonia. A equipe campeã em cada categoria receberá prêmios simbólicos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427