Notícias
Escola municipal de SP transforma cozinha em sala de aula
Inspiração de projeto é gastronomia periférica que prevê reaproveitamento total dos alimentos
Publicado em: 22/06/2023 10h24 | Atualizado em: 22/06/2023
Na EMEF Padre José de Anchieta, na Zona Leste de SP, a cozinha é transformada em sala de aula. A unidade promove um projeto chamado Território Culinário em que ensina receitas baseadas na gastronomia periférica, que prevê o reaproveitamento total dos alimentos para combater o desperdício.
O primeiro passo é dado pelos estudantes menores, do 1º ano do ensino fundamental, que cuidam da horta da escola e colhem os temperos das receitas que serão preparadas pelos alunos maiores.
Nas atividades, que ocorrem dentro da grade curricular das turmas do período integral, as crianças aprendem a manusear os utensílios da cozinha com segurança e participam da execução das receitas. Um dos objetivos é que os estudantes entendam os benefícios do trabalho em grupo, além de aprender formas diferentes de utilização dos alimentos.
Dentro da cozinha, a inspiração é o livro “Por que criei a gastronomia periférica” do chef de cozinha Edson Leite, que nasceu na periferia de São Paulo, ganhou prêmios internacionais e lembra que a culinária renomada de muitos restaurantes é feita por cozinheiras que moram na periferia.
Entre as receitas apresentadas pelo chef uma delas é o bife de casca de banana, empanado com farinha e ovo.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
CEUs participaram do São Paulo Innovation Week neste final de semana
Publicado em: 19/05/2026 1h38 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Copa promove competição esportiva e atividades recreativas em escolas da zona leste da capital
Publicado em: 19/05/2026 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Quinta do Sol promoveu concurso Miss e Mister 3ª Idade com foco no envelhecimento ativo
Publicado em: 18/05/2026 4h33 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Maio Laranja: Rede Municipal fortalece ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Publicado em: 18/05/2026 12h19 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes e professores de escola municipal lançam livro sobre o bairro do Bexiga
Publicado em: 18/05/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga