Notícias
Escola Municipal de Ensino Fundamental Teresa Margarida da Silva e Orta promove projeto de orientação vocacional
Além de aulas temáticas, os estudantes participaram de visitas monitoradas e bate papo com profissionais de diferentes áreas
Publicado em: 16/07/2019 18h10 | Atualizado em: 30/11/2020
Estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Teresa Margarida da Silva e Orta, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, participam de projeto de orientação vocacional intitulado Ampliando horizontes.
Com intuito de ajudar os estudantes a identificarem suas inteligências, habilidades, valores, objetivos de vida e carreira profissional, as Professoras educação infantil e ensino fundamental I, Rosemeire Pereira, idealizadora da ação, em parceria com a Professora Simone Matsueda, promoveram uma série de atividades no período de extensão de jornada escolar para 20 estudantes, durante nove meses, com aulas semanais com duas horas de duração, no período da tarde.
De acordo com a professora responsável pelo projeto, a iniciativa de realizar a ação surgiu após acompanhar algumas reportagens e notícias comentando sobre a dificuldade do estudante do 9º ano em ingressar no Ensino Médio, sem saber qual o curso escolher para sua carreira profissional. “Tive contato com alguns Professores de universidades públicas e privadas, os quais relataram a quantidade significativa de alunos que iniciam o primeiro ano de graduação e desistem do curso”, relata Rosemeire.
No decorrer das aulas, os estudantes tinham contato com textos informativos e motivacionais, faziam leitura de livros, assistiam vídeos e filmes temáticos, recebiam dicas de estudos, elaboravam perguntas e participavam de testes vocacionais.

Além dos conteúdos oferecidos em sala de aula, as turmas participavam de visitas monitoradas em diferentes eventos promovidos na cidade: Feira Expo CIEE, Feira Guia do Estudante, Empresa Acrilex e Patrimônio histórico da Prefeitura de São Paulo – Casa Buarque de Holanda.
Outra ação promovida pelas professoras foi a possibilidade de assistir palestras e conversar com profissionais das áreas de humanas, exatas e biológicas.
Segundo Rosemeire, todos os estudantes da unidade foram convidados para participar das palestras no pátio da escola, depois acontecia um bate-papo com os participantes do projeto de Orientações Profissionais. A ação era feita na sala de leitura, um lugar mais reservado e silencioso para que cada profissional pudesse compartilhar sua experiência na área de atuação, tirando dúvidas sempre que necessário.
Entre os convidados para as palestras, a atleta paraolímpica da Seleção Brasileira, Regiane Nunes, que falou sobre o Esporte como ferramenta de superação e transformação, a profissional Tânia Macriani, trouxe a temática Dinâmicas de Empreendedorismo, e o profissional da área de Odontologia, Mário Oshima, com o tema: Qual é o seu propósito de vida?.

“A partir do curso comecei a fazer amizades começando a ter novas experiências com os passeios, dias de projeto, as palestras e todas essas experiências vão além de nos mostrar a nossa vocação elas são para a vida toda. O projeto não é apenas para nossa vocação, mas sim para toda a nossa vida”, comentou a estudante Ana Carolina Moraes Souza, do 9º Ensino Fundamental.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade
Secretaria Municipal de Educação
Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo
Diretoria Regional de Educação Butantã
Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar
Secretaria Municipal de Educação
Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas
Relacionadas
Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade
Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo
Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação
Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar
Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar
Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação
Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho
Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação