Notícias

Escola Municipal de Ensino Fundamental Teresa Margarida da Silva e Orta promove projeto de orientação vocacional

Além de aulas temáticas, os estudantes participaram de visitas monitoradas e bate papo com profissionais de diferentes áreas

Publicado em: 16/07/2019 18h10 | Atualizado em: 30/11/2020

orientacaovocacionalemeftereza_740x430.jpg

Estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Teresa Margarida da Silva e Orta, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, participam de projeto de orientação vocacional intitulado Ampliando horizontes.

Com intuito de ajudar os estudantes a identificarem suas inteligências, habilidades, valores, objetivos de vida e carreira profissional, as Professoras educação infantil e ensino fundamental I, Rosemeire Pereira, idealizadora da ação, em parceria com a Professora Simone Matsueda, promoveram uma série de atividades no período de extensão de jornada escolar para 20 estudantes, durante nove meses, com aulas semanais com duas horas de duração, no período da tarde.

De acordo com a professora responsável pelo projeto, a iniciativa de realizar a ação surgiu após acompanhar algumas reportagens e notícias comentando sobre a dificuldade do estudante do 9º ano em ingressar no Ensino Médio, sem saber qual o curso escolher para sua carreira profissional. “Tive contato com alguns Professores de universidades públicas e privadas, os quais relataram a quantidade significativa de alunos que iniciam o primeiro ano de graduação e desistem do curso”, relata Rosemeire.

No decorrer das aulas, os estudantes tinham contato com textos informativos e motivacionais, faziam leitura de livros, assistiam vídeos e filmes temáticos, recebiam dicas de estudos, elaboravam perguntas e participavam de testes vocacionais.

orientacaovocacionalemeftereza_740x430 1.jpg

Além dos conteúdos oferecidos em sala de aula, as turmas participavam de visitas monitoradas em diferentes eventos promovidos na cidade: Feira Expo CIEE, Feira Guia do Estudante, Empresa Acrilex e Patrimônio histórico da Prefeitura de São Paulo – Casa Buarque de Holanda.

Outra ação promovida pelas professoras foi a possibilidade de assistir palestras e conversar com profissionais das áreas de humanas, exatas e biológicas.

Segundo Rosemeire, todos os estudantes da unidade foram convidados para participar das palestras no pátio da escola, depois acontecia um bate-papo com os participantes do projeto de Orientações Profissionais. A ação era feita na sala de leitura, um lugar mais reservado e silencioso para que cada profissional pudesse compartilhar sua experiência na área de atuação, tirando dúvidas sempre que necessário.

Entre os convidados para as palestras, a atleta paraolímpica da Seleção Brasileira, Regiane Nunes, que falou sobre o Esporte como ferramenta de superação e transformação, a profissional Tânia Macriani, trouxe a temática Dinâmicas de Empreendedorismo, e o profissional da área de Odontologia, Mário Oshima, com o tema: Qual é o seu propósito de vida?.

orientacaovocacionalemeftereza1_740x430.jpg

“A partir do curso comecei a fazer amizades começando a ter novas experiências com os passeios, dias de projeto, as palestras e todas essas experiências vão além de nos mostrar a nossa vocação elas são para a vida toda. O projeto não é apenas para nossa vocação, mas sim para toda a nossa vida”, comentou a estudante Ana Carolina Moraes Souza, do 9º Ensino Fundamental.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212