Notícias

Escola Municipal de Ensino Fundamental organiza vivências com escola japonesa de Osaka

EMEF Cidade de Osaka recebeu visita de educadores após atividades com a Escola Primária Tanabe

Publicado em: 02/11/2024 9h11 | Atualizado em: 02/09/2024
Imagem com 6 desenhos japoneses

Uma comitiva de educadores da cidade de Osaka, Japão, visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cidade de Osaka no dia 23 de agosto. A visita é resultado de uma irmandade entre as duas cidades refletida na educação por meio de uma parceria entre a Escola Primária Tanabe, de Osaka, e a EMEF paulistana.

A comitiva, composta por 22 pessoas, incluindo o vice-prefeito Toru Takahashi, professores e orientadores educacionais japoneses, visitou São Paulo e se deslocou para o Parque São Rafael, zona leste da cidade, para visitar a unidade e ver de perto os trabalhos realizados.

A diretora da EMEF, Solange Vasques, destacou a importância da relação entre as escolas e cidades. “São iniciativas que possibilitam a construção de um sentimento de amizade e solidariedade com culturas que possuem muitas semelhanças na educação”, destacou. 

A relação de cidade irmã começou em 1969 e se estendeu entre as duas escolas no ano de 1982, período onde a imigração japonesa para o Brasil era intensa, desde então as unidades vêm realizando a cada 5 anos atividades conjuntas, mesmo estando a mais de 18 mil quilômetros de distância. No ano de 2024 as atividades incluíram uma troca de desenhos temáticos realizados pelos estudantes de ambas as escolas, além da produção de um vídeo com o objetivo de apresentar os espaços e integrar as culturas. 

Durante a visita, a comitiva foi recebida pelo Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, que conversou com os educadores sobre as relações das cidades no campo da educação. “Foi uma oportunidade de trocar experiências e destacar a potência da rede municipal para uma das maiores cidades do Japão”, apontou o secretário. 

Com os desenhos, os estudantes puderam apresentar as características de suas respectivas cidades, além de enfatizar as percepções brasileiras quanto ao Japão e vice-versa. Os estudantes brasileiros destacaram o Parque do Carmo, próximo a unidade na zona leste, e também a Festas Das Cerejeiras, realizada no parque com a intenção de valorizar a cultura japonesa na cidade. Personagens de animações japonesas consumidas pelos estudantes também foram temas recorrentes nos desenhos. 

Os estudantes da escola Tanabe destacaram a integração entre as duas culturas e os principais elementos que destacam Osaka das demais partes do Japão, como o Castelo(Ōsaka-jō), parques de diversões e a comida típica chamada de Takoyaki. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de reunião Representantes da SME e da CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

SME e CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

Publicado em: 10/06/2025 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 1.527