Notícias

Escola Municipal de Ensino Fundamental desenvolve projeto “Educando através da dança”

Em meio à pandemia, professora da Rede Municipal inova nas aulas de projeto de dança

Publicado em: 05/08/2020 10h28 | Atualizado em: 30/11/2020
Projeto Dança

A pandemia tem desafiado professoras e professores a usar a criatividade para continuar educando. A maneira que a docente de Educação Física da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor André Rodrigues de Alckmin, Alessandra Gomes, tem colocado seus alunos para se mexer.

Bailarina formada pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo, Alessandra explica que a ideia era tirar os alunos da possível monotonia da aula online: “Todas as atividades que eu passo permitem que os estudantes utilizem a sua autonomia dentro do processo criativo”.

A professora explica que as aulas acontecem por meio de aplicativos de troca de mensagens e plataformas de videoconferências e de lives nas redes sociais. “Para as crianças do 1° ao 3° ano trabalho com a nomenclatura oficial do ballet clássico, associando uma imagem lúdica e músicas que as incentive a se movimentar. Com os maiores, estou ministrando aulas de condicionamento físico voltado para bailarinos, aula de ballet clássico, contemporâneo e hip hop”, falou a educadora.

A solução encontrada para que maior parte dos estudantes tenha acesso ao conteúdo digital, mesmo aqueles que dependem dos aparelhos celulares dos pais, foi a gravação e disponibilização de vídeo-aulas dando oportunidade para que façam os exercícios de ballet no horário que for apropriado para a rotina da família.

As crianças foram convidadas a criar o seu próprio caderno de ballet e hip hop e passaram a estudar os estilos de dança, seu histórico, bailarinos e dançarinos famosos, a primeira bailarina negra, nomenclaturas, etc. “Planejei várias atividades para as aulas em ambiente virtual. Criei o desafio “Dance em Casa” para que os alunos mandassem vídeos dançando nas suas casas, sozinhos ou com os seus familiares. É importante salientar que alunas do intermediário e avançado ajudam os mais novos gravando vídeos-tutoriais”, disse Alessandra.

Educando através da Dança

O projeto foi iniciado no ano de 2012 após a realização da I Mostra de Dança da EMEF Professor André Rodrigues de Alckmin, a partir do interesse demonstrado pelos educandos de uma prática efetiva de um estilo musical que acreditavam não estar acessível a eles, o ballet, e teve continuidade nos anos seguintes. Atualmente, por conta da pandemia do novo coronavirus, foi adaptado para o ambiente virtual.

Acompanhe as ações do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/educandoatravesdadanca/

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299