Notícias

Escola Municipal de Educação Infantil produz seu primeiro Jornal

Projeto de Educomunicação da EMEI Pedro Alvares Cabral Moraes cria seu primeiro Jornal de Registros Pedagógicos

Publicado em: 05/09/2019 8h51 | Atualizado em: 30/11/2020

O primeiro semestre de 2019, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pedro Alvares Cabral Moraes, unidade pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, começou de uma forma diferente aos estudantes e educadores. Desde o início do ano letivo a Escola está desenvolvendo o projeto de Educomunicação “Ouvir e Falar, Aqui é o Nosso Lugar”.

O projeto começou com a promoção de rodas de conversa com as crianças do Infantil I e II nas quais elas aprenderam a se expressar, compreender e respeitar a sua própria fala e dos demais colegas. A trajetória rendeu um portfólio de registros e protagonismo. A prática ganhou várias opções de Logos produzidos pelas crianças com tintas, adesivos e outras ferramentas, e, mais tarde, a estampa escolhida pelas próprias crianças se tornou oficial. A partir daí, todas as ações contam com a participação direta dos estudantes através de votações, opiniões, registros audiovisuais e desenhos.

Com o desenvolvimento das práticas, as professoras Maria Gilvaneide Goularte e Andressa Pires viram a necessidade de divulgar, além dos muros da escola, as ações protagonizadas pelos alunos, compartilhando a vivência com a comunidade, os pais e responsáveis. Pensando nisso, o primeiro Jornal da EMEI foi produzido.

As crianças conheceram o conceito de jornal, revista, pauta e se juntaram para decidir o nome do veículo. A votação foi feita em toda a escola, com os alunos, professores, coordenadores, gestores e, no fim, o nome escolhido foi “Olha a Escola”. A primeira edição, publicada em Julho de 2019, contemplou diversas atividades do primeiro semestre, como eventos, passeios e brincadeiras. As pautas foram escolhidas pelos próprios alunos e as professoras responsáveis se encarregaram dos textos e do design. “As crianças conseguem se ver no jornal, suas produções ali, elas se reconheceram e ficaram muito felizes” disse Gilvaneide. O jornal foi lido de forma compartilhada nas salas de aula e distribuído para as famílias.

Já a dinâmica prevista para o segundo semestre desse ano deve ser um pouco diferente. Ao invés de um jornal só para toda escola serão desenvolvidos jornais para cada sala com o novo nome “Olha a Turma”. A matéria é transcrita pelas professoras e a autoria é dada para a criança. “A gente nunca imaginaria que sairia tanta notícia legal e tanta notícia inteligente e interessante por parte das crianças”, diz a professora Andressa sobre o protagonismo das crianças.

Além das professoras Maria Gilvaneide Goularte e Andressa Pires, o projeto conta com o apoio da diretora Andrea Steinvascher, da assistente Tereza Cristina Nicacio e a coordenadora pedagógica Milena Pedroso.

Para conferir o jornal na íntegra acesse o arquivo abaixo. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotos dos itens que compõe o uniforme das escolas da prefeitura de São Paulo
Fachada de uma Escola Tecnica Estadual - Etec

Aluno da EMEF Coelho Neto conquista primeiro lugar em curso da ETEC São Mateus

Publicado em: 27/01/2023 11h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de crianças da Emebs Lucie Bray fazendo pintura em plástico transparente. Uma professora os auxilia
fotografia de auditório com aReunião De Planejamento

SME promove Organização Pedagógica de 2023

Publicado em: 24/01/2023 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de fundo azul, com silhuetas de prédios e os dizeres: Aniversário de São Paulo

CEUs comemoram aniversário de SP nesta quarta com programação especial

Publicado em: 24/01/2023 2h53 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.310