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Escola municipal apresenta peça de teatro sobre cultura africana

A atividade faz parte da programação do Dia da Família na Escola e acontece nesta sexta-feira (1)

Publicado em: 29/11/2023 13h06 | Atualizado em: 29/11/2023
Fotografia mostra estudantes vestidos de preto com os rostos pintados com diferentes máscaras africana. Eles estão em um cenário com folhas secas ao chão e árvores pretas ao fundo. Há um menino com um instrumento de percussão.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Ramos Pernambuco Abolicionista, da DRE Jaçanã/Tremembé, os estudantes apresentarão a peça de teatro “A Primeira Máscara”, nesta sexta-feira (1), na própria escola. As sessões que fazem parte da programação do Dia da Família na Escola acontecerão às 10h, 10h40 e 11h20. 

A iniciativa tem como objetivo ampliar o protagonismo dos estudantes, desenvolver o domínio e expressão corporal, a verbalização, a capacidade de organização e gestão pessoal, além da valorização e conscientização da comunidade escolar sobre a Cultura Afro-brasileira.

A produção e os ensaios foram realizados durante as aulas, já que envolveram professores de diversas disciplinas como Arte, Língua Portuguesa, Inglês, Geografia. Participaram, inclusive, a Professora Orientadora da Sala de Leitura (POSL) e o Professor Orientador de Educação Digital (POED), que produziu, juntamente com os estudantes, peças impressas em 3D no Laboratório de Educação Digital. 

Interdisciplinaridade e protagonismo estudantil 

Para a produção e realização da peça de teatro os professores e estudantes se envolveram das mais diferentes maneiras. Teve adaptação do texto para o teatro e realização de ensaio conduzido pelas professoras de Inglês e Geografia. A pesquisa e confecção das máscaras de diversas tribos africanas, além da decoração e cenário aconteceram nas aulas de Arte. 

Objetos que serão usados no cenário foram produzidos no Laboratório de Educação Digital. A Professora Orientadora da Sala de Leitura se encarregou dos registros para que ao final do processo pudessem rever com os estudantes tudo o que foi realizado. 

Para as apresentações, estudantes se envolveram desde o processo de maquiagem dos estudantes-atores, até a sonoplastia, percussão, música, organização do evento e bilheteria.  

Origem da ação

A ideia para o projeto de teatro surgiu durantes os estudos realizados pelos professores nos horários coletivos em que trabalhavam sobre educação antirracista. Foi quando a professora de Língua Portuguesa, Andrezza Bondiolli, fez a leitura do livro “A primeira máscara”, de Maté, e entusiasmou os colegas com a ideia do teatro. A partir daí os professores pensaram em propor algo para os alunos e foram montando a atividade gradualmente. 

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