Escola de Ensino Fundamental Carlos de Andrade Rizzini realiza primeiro Sarau Rizzini

A primeira edição contou com apresentações de dança, música e declamações de poesias

Publicado em: 26/06/2019 14h08 | Atualizado em: 30/11/2020

saraurizzini_740x330.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos de Andrade Rizzini da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro realizou na última terça-feira (04) o primeiro Sarau Rizzini.

O sarau teve como objetivo despertar o prazer pela leitura e refletir de maneira crítica a história, de acordo com temas trabalhados em sala de aula e leitura, compreender a linguagem como forma de expressão e comunicação, ampliar o repertório linguístico e literário, contribuir para a melhora da oralidade para despertar no estudante o gosto pela leitura e pela escrita, incentivar a autonomia e protagonismo e melhorar a autoestima.

“A ideia do Sarau surgiu como resultado do trabalho em conjunto da equipe Rizzini. A partir de reuniões pedagógicas com temas como as Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e questões étnico raciais, cada professor desenvolveu e estimulou o interesse e as descobertas dos alunos sobre os assuntos abordados” explica a organizadora do evento e Professora de Sala de Leitura (POSL), Najla Campos.

A preparação para o Sarau inicialmente foi feita pelos estudantes do 8 º ano, com o auxílio dos professores da Unidade Escolar e foi realizada com leituras e reflexões. “Começamos a descobrir a magia da poesia, o ritmo, o som, o visual, a força das palavras e a sua importância. Passeamos da poesia canônica à periférica. Conhecemos alguns escritores contemporâneos, além do surgimento da literatura periférica. Testamos leituras diferentes” conta a educadora, Nadja Campos.

Durante as aulas de português foram realizadas a produção de poemas, já nas aulas de arte, além dos estudos sobre a arte de rua, foi confeccionado um painel para o sarau e durante as aulas de educação física, foi trabalhada as apresentações de dança.

O Sarau Rizzini contou com declamações de poesias, apresentações de danças e de músicas. “Os alunos ficaram motivados e empolgados com as possibilidades que um evento como esse propicia” acrescenta Najla.

Estiveram presentes no evento a responsável por Academia Estudantil de Letras (AEL) e Sala de Leitura, Claudia Gonçalves, a equipe de Gestão Escolar, educadores e estudantes do Ensino Fundamental II e período integral.

Acesse a galeria de imagens.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação