Notícias

Equipes gestoras iniciam formação em gestão para a aprendizagem

Formação combinará momentos presenciais e a distância e ocorrerá até junho de 2018

Publicado em: 16/05/2017 17h53 | Atualizado em: 30/11/2020

Equipes_gestoras_iniciam_formacao_gestao_aprendizagem_740_x_430.jpg

Coordenadores Pedagógicos e Diretores de Escola das unidades de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram nesta segunda-feira (15) da aula inaugural do curso Gestão para a Aprendizagem. A formação possui carga horária de 120 horas e a dupla gestora participará de atividades presenciais e a distância até mês de junho de 2018.

No primeiro dia do encontro cerca de 100 gestores de 54 unidades escolares de diversas regiões de São Paulo estiveram presentes. “Nós acreditamos que a Secretaria Municipal de Educação (SME) precisa estar perto das escolas e esse é um dos motivos que optamos por um curso tão extenso e centralizado. Nesta formação a dedicação será fundamental. Nós queremos que vocês iniciem o curso e finalizem, porque ele fará diferença na prática e no dia a dia da escola”, disse Minea Paschoaleto Fratelli, Diretora de Ensino Fundamental da SME.

A Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME, Leila Barbosa Oliva, em sua fala, enfatizou o compromisso em proporcionar instrumentos e condições para que os gestores das escolas enfrentem os resultados negativos quanto à aprendizagem dos alunos. Ela disse que há escolas que conseguem um desempenho muito bom e outras que apresentam resultados muito inferiores aos esperados.

“Nós queremos oferecer a vocês uma formação que dê instrumentos e condições para enfrentar esta situação de desigualdade entre as escolas. Para isso, partiremos do princípio da equidade. A SME quer diminuir o distanciamento dos resultados entre as escolas. Temos que fazer com que as com bons resultados continuem avançando, mas que aquelas que se encontram em uma situação pior avancem em um ritmo muito maior. Para alcançar isso nós trabalharemos em três eixos: currículo, avaliação e formação”, completa Leila.

Durante a formação houve um momento de relato de prática sobre os avanços nos resultados das aprendizagens ocorridos na EMEF Martin Francisco Ribeiro de Andrada, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé, a partir de formação com foco na Gestão da Aprendizagem. Tatiana Dian, que fez parte da equipe gestora da unidade durante os últimos quatro anos, exemplificou como um plano de ação pode potencializar as ações da escola e como isso se reflete nas aprendizagens dos estudantes. Ela ressaltou que para as ações fazerem sentido é fundamental que haja o envolvimento de todos no processo.

A formação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria Pedagógica, em parceria com a Fundação Lemann. O intuito é qualificar o trabalho da equipe gestora com vistas à garantia das aprendizagens, a partir do acompanhamento pedagógico e do trabalho colaborativo nas escolas. Ao final da formação, os educadores que concluírem as atividades presenciais e a distância receberão certificação de Extensão Universitária.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
Foto posada com os participantes do Slam da DRE Santo Amaro

5º edição do Slam Nossa Voz reúne professores e estudantes na zona sul de São Paulo

Publicado em: 23/11/2022 3h08 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 2 3 1.298