Notícias

Equipes de Imprensa Jovem da DRE Capela do Socorro realizam cobertura jornalística na Bienal do Livro

Estudantes acompanharam autores, palestrantes, educadores e visitantes

Publicado em: 16/08/2018 14h54 | Atualizado em: 30/11/2020

imp_jov_DRE_capela_do_socorro_bienal_740_x_430.jpg

Entre os dias 4 e 11 de agosto, doze Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Diretoria Regional (DRE) Capela do Socorro levaram suas equipes de Imprensa Jovem para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Os estudantes, com o auxílio dos professores e assessores de comunicação da Secretaria Municipal da Educação (SME), realizaram cobertura jornalística completa: entrevistaram palestrantes, autores, educadores e visitantes, além de produzirem suas próprias pautas, podcasts, publicações nas redes e transmissões ao vivo.

O projeto Imprensa Jovem é desenvolvido pelo Núcleo de Educomunicação da SME nas escolas municipais de São Paulo e existe desde 2005. Nele, é desenvolvida a vivência dos estudantes no meio jornalístico, por meio da produção de vídeos, pautas, reportagem e fotografias. Neste ano, mais de 500 estudantes educomunicadores compareceram à Bienal.

AS EMEFs Teodomiro Toledo Piza e Lourival Brandão dos Santos, por exemplo, junto de seus Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs) Helder Ribeiro dos Santos e Paulo de Freitas Torra, fotografaram e filmaram o evento e buscaram personagens para entrevistar no estúdio do estande da SME.

O primeiro entrevistado do dia foi Sérgio Vaz, poeta que retrata a periferia. Autor de obras como “Colecionador de Pedras”, “Literatura, pão e poesia” e “Flores de Alvenaria”, ele reafirmou a importância de ações de incentivo à leitura e lembrou um pouco de sua trajetória. Foi a primeira experiência de entrevista ao vivo dos estudantes da EMEF Teodomiro Toledo Piza. Nataly Santos, 14 anos, contou que o nervosismo atrapalhou no começo. “Depois que eu vi o pessoal se soltando, eu também me soltei, facilitou para terminar a entrevista”, observou Nataly.

As próximas entrevistadas foram as autoras estreantes Ana Paula Pereira, com “Deu ruim no encantamento”, Gil Fox, com “O cupido bebeu, atirou a flecha na pessoa errada” e Lucy Santos, com “A proposta, quando o amor te perguntar diga sim”. Elas deram um panorama geral sobre suas obras e inspirações para escrita. Luciano Leão Dourado Júnior, 15 anos, da EMEF Teodomiro Toledo Piza, está na Imprensa Jovem há 3 anos “Acho legal que divulgamos o livro das meninas e conseguimos passar a ideia da Bienal e de como a Educomunicação está crescendo aqui na cidade”, contou Luciano após a transmissão.

Outro convidado para o estande da SME foi Doron Sadka. Ele trouxe a OrCam My Eye, dispositivo de inteligência artificial. O aparelho interpreta informações visuais e pretende dar mais autonomia e conforto à vida dos deficientes visuais. Os estudantes ficaram empolgados com a inovação tecnológica e demonstraram, em vídeo, o funcionamento do aparelho.

Por último, as crianças do Imprensa Mirim entrevistaram o poeta Márcio Ricardo, autor de “Felicidade Brasileira” e “Só para Loucos”. Raine, 8 anos, contou que ficou nervosa. “Até falei algumas coisas erradas, mas depois o nervosismo passou”, relatou. Já Sabrina, 9 anos, disse que se sentiu segura durante a transmissão. “Eu nunca tinha entrevistado, mas foi muito legal!”, comemorou. Ambas são estudantes da EMEF Lourival Brandão dos Santos. 

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner de divulgação do Premio Paulo Freire - Qualidade no Ensino Municipal 2022

São divulgados os 12 projetos vencedores do Prêmio Paulo Freire 2022

Publicado em: 19/08/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Amigo Do Peito (1)

SME reconhece unidades educacionais que incentivam aleitamento materno 

Publicado em: 18/08/2022 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula com mesas e cadeiras. Duas mulheres em pé, uma escreve no cartaz sobre a mesa e a outra lê um cartaz diferente que também está sobre a mesa. No quadrante inferior direito, um cartaz escrito 'Quais possíveis causas favorecem a ocorrência do caso?'.

SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases 

Publicado em: 18/08/2022 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Whatsapp Image 2022 08 17 At 10.08.12

Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira

Publicado em: 17/08/2022 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Reajuste (6)
1 2 3 1.264