Notícias

Equipes de Imprensa Jovem da DRE Capela do Socorro realizam cobertura jornalística na Bienal do Livro

Estudantes acompanharam autores, palestrantes, educadores e visitantes

Publicado em: 16/08/2018 14h54 | Atualizado em: 30/11/2020

imp_jov_DRE_capela_do_socorro_bienal_740_x_430.jpg

Entre os dias 4 e 11 de agosto, doze Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da Diretoria Regional (DRE) Capela do Socorro levaram suas equipes de Imprensa Jovem para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Os estudantes, com o auxílio dos professores e assessores de comunicação da Secretaria Municipal da Educação (SME), realizaram cobertura jornalística completa: entrevistaram palestrantes, autores, educadores e visitantes, além de produzirem suas próprias pautas, podcasts, publicações nas redes e transmissões ao vivo.

O projeto Imprensa Jovem é desenvolvido pelo Núcleo de Educomunicação da SME nas escolas municipais de São Paulo e existe desde 2005. Nele, é desenvolvida a vivência dos estudantes no meio jornalístico, por meio da produção de vídeos, pautas, reportagem e fotografias. Neste ano, mais de 500 estudantes educomunicadores compareceram à Bienal.

AS EMEFs Teodomiro Toledo Piza e Lourival Brandão dos Santos, por exemplo, junto de seus Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs) Helder Ribeiro dos Santos e Paulo de Freitas Torra, fotografaram e filmaram o evento e buscaram personagens para entrevistar no estúdio do estande da SME.

O primeiro entrevistado do dia foi Sérgio Vaz, poeta que retrata a periferia. Autor de obras como “Colecionador de Pedras”, “Literatura, pão e poesia” e “Flores de Alvenaria”, ele reafirmou a importância de ações de incentivo à leitura e lembrou um pouco de sua trajetória. Foi a primeira experiência de entrevista ao vivo dos estudantes da EMEF Teodomiro Toledo Piza. Nataly Santos, 14 anos, contou que o nervosismo atrapalhou no começo. “Depois que eu vi o pessoal se soltando, eu também me soltei, facilitou para terminar a entrevista”, observou Nataly.

As próximas entrevistadas foram as autoras estreantes Ana Paula Pereira, com “Deu ruim no encantamento”, Gil Fox, com “O cupido bebeu, atirou a flecha na pessoa errada” e Lucy Santos, com “A proposta, quando o amor te perguntar diga sim”. Elas deram um panorama geral sobre suas obras e inspirações para escrita. Luciano Leão Dourado Júnior, 15 anos, da EMEF Teodomiro Toledo Piza, está na Imprensa Jovem há 3 anos “Acho legal que divulgamos o livro das meninas e conseguimos passar a ideia da Bienal e de como a Educomunicação está crescendo aqui na cidade”, contou Luciano após a transmissão.

Outro convidado para o estande da SME foi Doron Sadka. Ele trouxe a OrCam My Eye, dispositivo de inteligência artificial. O aparelho interpreta informações visuais e pretende dar mais autonomia e conforto à vida dos deficientes visuais. Os estudantes ficaram empolgados com a inovação tecnológica e demonstraram, em vídeo, o funcionamento do aparelho.

Por último, as crianças do Imprensa Mirim entrevistaram o poeta Márcio Ricardo, autor de “Felicidade Brasileira” e “Só para Loucos”. Raine, 8 anos, contou que ficou nervosa. “Até falei algumas coisas erradas, mas depois o nervosismo passou”, relatou. Já Sabrina, 9 anos, disse que se sentiu segura durante a transmissão. “Eu nunca tinha entrevistado, mas foi muito legal!”, comemorou. Ambas são estudantes da EMEF Lourival Brandão dos Santos. 

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212