Notícias

Equipes das DREs recebem formação sobre Educação Integral

O primeiro encontro contou com a participação de profissionais de todas as Diretorias Regionais de Educação e aconteceu no Museu Judaico de São Paulo

Publicado em: 05/04/2023 18h28 | Atualizado em: 05/04/2023
Momento de construção coletiva das pautas formativas.

Momento de construção coletiva das pautas formativas.

A Secretaria Municipal de Educação realiza o projeto de encontros formativos itinerantes sobre Educação Integral, bimestralmente, com os profissionais das Diretorias Regionais de Educação (DREs). Nesta semana, aconteceu a primeira formação de 2023 com as equipes das 13 DREs, que contou com a participação de dois profissionais por Diretoria.  

A proposta destes encontros que discutem a Educação Integral é de que, a cada bimestre, os participantes vivenciem diferentes experiências culturais da capital como Cidade Educadora, para que possam perceber as potencialidades da integração escolar com outros espaços, enriquecendo assim os momentos de aprendizagem dos estudantes. 

Nos encontros formativos ocorre a qualificação da ação educativa desse grupo de profissionais para as intervenções mais assertivas nos territórios. Esses formadores, juntamente com os supervisores, são os responsáveis por acompanhar e orientar o trabalho pedagógico das escolas que integram o Programa São Paulo Integral (PSPI) na região da sua DRE. 

Os profissionais das DREs formam os Professores Orientadores de Educação Integral (POEIs) e os gestores das unidades do PSPI, além de organizar outras ações no território.  

As unidades são incentivadas a levar os estudantes para espaços diversos da cidade. Dessa forma, para reforçar esta questão e a forma como se propõe a  Educação Integral, os encontros itinerantes são organizados em espaços parceiros da SME que também podem receber as escolas. 

Visita guiada ao Museu Judaico de São Paulo com os formadores das DREs.

Visita guiada ao Museu Judaico de São Paulo com os formadores das DREs.

Este primeiro encontro formativo aconteceu no Museu Judaico de São Paulo e os participantes construíram coletivamente os pontos essenciais das pautas formativas para os encontros regionais com os Professores Orientadores de Educação Integral (POEI) e os gestores das unidades integrantes do Programa São Paulo Integral (PSPI). 

Saiba mais sobre a Educação Integral aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440