Notícias

Equipe do programa ‘Cuidando da Escola’ realiza quase 1 mil atendimentos em unidades da Rede Municipal de SP

No total, 600 profissionais trabalham exclusivamente na manutenção das escolas municipais para garantir mais agilidade nos reparos

Publicado em: 26/08/2022 10h56 | Atualizado em: 26/08/2022
Homens de costas com uniforme cinza escrito 'Cidade de São Paulo' - Manutenção Escolar.

A equipe do programa “Cuidando da Escola”, da Secretaria Municipal de Educação, já realizou quase 1 mil atendimentos relacionados a melhorias na infraestrutura de escolas de toda a Rede Municipal desde o início de sua atuação no mês de março.

O programa reúne 600 profissionais que trabalham, exclusivamente, na manutenção de cerca de 1.500 escolas municipais distribuídas em toda a capital. Para garanti-lo, a SME investe aproximadamente 50 milhões por ano.

O objetivo é facilitar e agilizar consertos e melhorias dentro das unidades, minimizando o impacto no andamento das atividades pedagógicas e garantindo o bem-estar geral de estudantes e professores.

Os 600 funcionários estão divididos em 54 equipes formadas por eletricistas, encanadores, pintores, serralheiros, carpinteiros, serventes e encarregados. Cada grupo de 10 ou 13 colaboradores é liderado por um encarregado e cada um dos 5 lotes conta com o apoio de um engenheiro civil e um engenheiro eletricista. O grupo de manutenção escolar presta serviços de segundas às sextas-feiras, no período de 8h às 16h.

Entre os serviços realizados nestes primeiros meses de funcionamento, os principais atendimentos foram melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas nas escolas; serviços preventivos de limpeza de calhas, canaletas e telhados; e desentupimento e reparos em redes de água e esgoto.

Para ser atendida pelo programa, as escolas devem adquirir os materiais necessários para as reformas. Entretanto, o custo da mão de obra executada pelos profissionais do programa não é pago pela unidade educacional, que economiza recurso do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF). O pagamento é feito por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299