Notícias

Equipe do Ministério da Saúde apresenta Programas Federais

Encontro promoveu a sensibilização sobre programas que beneficiam os estudantes da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 27/04/2017 17h20 | Atualizado em: 30/11/2020

programas_federais_740_x_430.jpg

Representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade de São Paulo participaram nesta quinta-feira, 27 de abril, do encontro de sensibilização sobre Programas Federais que propõem ações que beneficiam os estudantes da Rede Municipal de Ensino. A ação contou com a presença dos supervisores e formadores federais do Ministério da Saúde.

A iniciativa aconteceu no Instituto Mauá de Tecnologia e foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos CEUs – Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais, em parceria com o Ministério da Saúde. Os programas #TamoJunto e Elos foram apresentados pela equipe de Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (CGMAD) do Governo Federal.

Os profissionais convidados para a ação são os responsáveis nas DREs pelas articulações dos programas federais nas escolas, entre eles os articuladores de Saúde Escolar, Supervisores Escolares e representantes das Diretorias Pedagógicas (DIPED), Diretorias dos CEUs (DICEU) e Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem – NAAPA.

Sobre os programas

O #tamojunto é um programa de prevenção realizado em escolas, voltado para adolescentes entre 11 e 14 anos de idade. Tem como objetivo instrumentalizar os estudantes com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde.

O Elos é um programa voltado para o público de crianças entre seis e dez anos que cursam o 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. O Elos se traduz em uma proposta lúdica na qual educandos, divididos em times, são convocados a seguir certas regras de convivência acordadas coletivamente, entre a turma e o professor.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra uma mesa com materiais escolares e recursos utilizados em atividades de Matemática. Há mapas, régua, fita métrica, lápis, calculadora e um caderno com o desenho de um bairro planejado, além de mãos de estudantes realizando atividades. Ao fundo, aparecem uma lousa com o desenho de um globo terrestre, livros e uma paisagem urbana com casas e prédios. No céu, há um drone sobrevoando a região.

Semana da Matemática leva estudantes a investigar o entorno de escola do Butantã 

Publicado em: 17/09/2026 3h29 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de várias mãos dadas em círculo.

CEU Carrão recebe Mutirão Migrante na região da Penha  

Publicado em: 16/09/2026 11h06 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra estudantes reunidos em torno de uma mesa durante uma atividade escolar. Um estudante, à direita, veste casaco preto e participa da atividade, enquanto outros estudantes, ao centro, seguram bolas coloridas, nas cores vermelha e amarela. Sobre a mesa há dois baldes, um vermelho e outro amarelo, utilizados na atividade. Ao fundo, aparecem materiais e elementos coloridos do ambiente escolar.

Violentômetro estimula reflexão sobre violências no ambiente escolar 

Publicado em: 16/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Público acompanha uma atividade durante a Bienal do Livro, em espaço interno do evento. Pessoas estão sentadas diante de um palco, enquanto outras acompanham a programação ao fundo, próximo aos estandes de livros.

DRE Guaianases participa da 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Publicado em: 15/09/2026 5h48 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Tamanho Site (74)

CET apoia ação educativa com ônibus itinerante na Semana da Mobilidade 2026

Publicado em: 15/09/2026 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.699