Entronização da EMEI Rosa Maria Dôgo de Resende

Patrona dedicou sua docência a rede pública de Educação e trabalhou com Paulo Freire.

Publicado em: 27/06/2016 15h36 | Atualizado em: 30/11/2020
entron_rosa_740_x_430.jpg

Na sexta, 24 de junho, foi realizada a cerimônia de entronização da EMEI Rosa Maria Dôgo de Resende, na zona sul da capital. A nova patrona da unidade foi moradora da região e dedicou sua docência a rede pública de Educação.

A diretora da EMEI, Irene Santos Dacca, falou da alegria do local de ter esse nome trazendo identidade e perseverança. “Escola é um lugar sagrado. Por isso queremos trazer essa simbologia com flores espalhadas pela escola”, completou.

Emocionada, Briseida Dôgo de Resende, filha de Rosa Maria Dôgo de Resende contou do orgulho de tê-la como mãe. “Que com isso possamos manter a memória dela viva. O ideal da minha mãe era a educação. Missão de educação libertadora, de formar cidadãos críticos. Tornar o mundo melhor”, disse Briseida.

entron_rosa_740_x_430_01.jpg

A Secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação, Fátima Antônio, lembrou do trabalho de Rosa junto a equipe de Paulo Freire. “Rosa foi uma pessoa engajada, forte e inspiradora. Que agora todos os professores e funcionários da escola têm a responsabilidade de manter viva a memória da professora Rosa. Ela não está mais entre nós, mas é como estivesse”, ressaltou Fátima.

O evento contou com a apresentação de um grupo de crianças do infantil II encenando uma das músicas favoritas de Rosa, “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e famosa na voz de Elis Regina.

Além dos familiares de Rosa, estiveram presentes Halimi Sagraria Hanjoura, supervisora da unidade, Francisco Anildo de Sales, supervisor técnico de educação representando a Diretora Regional de Educação de Santo Amaro, e os amigos João Pedro Neto e Luci Aparecida Guidio Godinho, gestora do CEU Alvarenga, que também discursaram na cerimônia.

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs