Notícias

Entrega de nova EMEI marca volta às aulas na Rede Municipal da capital paulista

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gilda Figueiredo Portugal Gouvea tem capacidade para atender cerca de 240 crianças de 4 a 5 anos na modalidade integral

Publicado em: 21/07/2025 11h58 | Atualizado em: 21/07/2025
Inauguração Da Emei Gilda Figueiredo Portugal Gouvea Marca Volta às Aulas Na Rede Municipal

Inauguração da EMEI Gilda Figueiredo Portugal Gouvea marca volta às aulas na Rede Municipal. Crédito: SME/Daniel Guimarães.

Mais de 1 milhão de estudantes de todas as idades voltam às aulas nesta segunda-feira (21) para mais um semestre de novas aprendizagens e descobertas nas mais de 4 mil unidades educacionais da Rede Municipal. Nessa data que marca um novo começo, a capital paulista ganha uma nova unidade de Educação Infantil com infraestrutura completa e dispositivos sustentáveis. 

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gilda Figueiredo Portugal Gouvea, localizada na Cidade Júlia, zona sul, foi entregue pela Prefeitura de SP e tem capacidade para atender cerca de 240 crianças de 4 e 5 anos na modalidade integral, com funcionamento das 08h às 16h. Com isso, a capital paulista atinge a marca de 511 escolas no Programa São Paulo Integral (SPI). 

A unidade conta com infraestrutura completa para atender a comunidade escolar com segurança e acessibilidade, incluindo elevadores e banheiros adaptados. Além disso, está equipada com dispositivos sustentáveis, como água de reuso e placas solares, para aquecimento da água utilizada nos banheiros.

Com dois pavimentos a unidade possui brinquedoteca, cozinha, secretaria, salas de aula, almoxarifados e muito mais. Tudo isso distribuído em 1.300 metros quadrados de área construída. Totalizando mais de R$9,5 milhões em investimentos. 

Essa é a 35ª unidade entregue desde 2023, sendo 24 Centros de Educação Infantil (CEIs), 2 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), 4 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), 2 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e os Centros Educacionais Unificados (CEU) Rei Pelé e Papa Francisco. 

Homenagem 

O nome da unidade é uma homenagem à Gilda Figueiredo Portugal Gouvea, importante cientista social referenciada no campo da Sociologia Clássica. Graduada em Ciências Sociais pela PUC-SP (1967), mestre em Ciências Humanas pela USP (1971) e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp (1994), contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento de políticas educacionais. 

Foi professora do Departamento de Sociologia da Unicamp e integrou o Conselho Superior do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), além de colaborar com o Centro Ruth Cardoso. No campo da administração pública, foi secretária da Educação de Franco Montoro, no governo de São Paulo (1983-1987), e tornou-se a primeira mulher a exercer a chefia de gabinete na administração estadual

Nos oito anos da presidência de Fernando Henrique Cardoso, ocupou postos de assessoria no Ministério da Educação. Chegou a ser ministra interina na gestão do ministro Paulo Renato Souza. Faleceu no dia 21 de setembro de 2024, aos 80 anos e deixou um legado enorme na carreira acadêmica, educacional e na administração pública para inspirar todas as gerações. 

Materiais Pedagógicos 

Para orientar o trabalho pedagógico nas EMEIs e CEIs, a Secretaria Municipal de Educação (SME) utiliza o “Currículo da Cidade – Educação Infantil”, um documento que traz diretrizes quanto às atividades no dia a dia, experiências que as crianças podem adquirir, estímulos, aprendizagens, desenvolvimento e autonomia.

Para o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, essa é mais uma entrega que reforça o compromisso da cidade com a Educação Infantil. “Além de zerarmos as filas de creche também seguimos inaugurando novas unidades de Educação Infantil para garantir que nossas crianças tenham todos os estímulos necessários para o seu pleno desenvolvimento”, enfatizou. 

Volta às aulas 

A data também marca a volta às aulas após as férias nas mais de 4 mil unidades educacionais da Rede Municipal que estão preparadas para acolher mais de 1 milhão de bebês, crianças, jovens e adultos. A retomada de mais um semestre também marca a continuidade das atividades de contraturno e os serviços essenciais como o crédito para aquisição de material e uniforme

As famílias que ainda possuem crédito disponível no aplicativo Kit Escolar DUEPAY podem continuar utilizando até o final de outubro deste ano nas lojas credenciadas em todas as regiões da cidade. 

O saldo pode ser consultado através do número do CPF do responsável (o mesmo registrado no cadastro EOL da criança), no site da Personal, diretamente na página de consulta do saldo, ou por meio da central de atendimento da Personal (0800 003 8400) que funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 19 horas e aos sábados e domingos das 10 às 16 horas.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de reunião entre SME e sindicatos representativos da Rede Municipal de Ensino.

SME dialoga com sindicatos em reunião sobre remoção de servidores e distribuição de módulos

Publicado em: 21/07/2025 6h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Abertura Copa América Rugby Cadeira Rodas

Escolas de Ensino Fundamental dos novos CEUs começam as aulas com modelo de gestão inédito

Publicado em: 21/07/2025 4h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Inauguração Da Emei Gilda Figueiredo Portugal Gouvea Marca Volta às Aulas Na Rede Municipal

Entrega de nova EMEI marca volta às aulas na Rede Municipal da capital paulista

Publicado em: 21/07/2025 11h58 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Estudantes Do Projeto De Rugby Do Ceu Aricanduva Terão Oportunidade De Assistir Partida Da Seleção Da Modalidade

Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day

Publicado em: 18/07/2025 4h41 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Pod Siteprancheta 1 Copiar (1)

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast

Publicado em: 18/07/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.543