Encontro Municipal do PMLLLB

Evento tem como objetivo aprovar o PMLLLB que será apresentado como projeto de lei à Câmara Municipal

Publicado em: 03/02/2016 17h37 | Atualizado em: 30/11/2020

pmlllbsp_740_x_430.jpg

No sábado, dia 13 de junho, entre as 10h e as 17h, acontecerá na Biblioteca Mário de Andrade o encontro municipal do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB). O evento tem como objetivo a aprovação do texto do PMLLLB que será apresentado como projeto de lei à Câmara Municipal. Este Plano é fruto de vários debates setoriais e regionais realizados desde o ano passado.

Os eixos que orientam a construção deste plano inédito para a cidade de São Paulo são os mesmos do Plano Nacional: democratização do acesso, fomento à leitura e formação de mediadores, valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico, desenvolvimento da economia do livro e literatura.

“É muito importante que tenhamos uma política pública clara e definida para a área do livro e leitura e por isso estamos construindo um plano elaborado com participação popular e que seja, de fato, exequível e aplicado na cidade.” ressalta Sueli Nemen Rocha, que recentemente assumiu a coordenação executiva do plano.

Acesse o texto do Projeto de Lei que será debatido no evento clicando aqui.

Sobre o PMLLLB – A cidade de São Paulo está elaborando o seu Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) com os seguintes objetivos: Estabelecer políticas públicas claras para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas e garantir recursos para sua implementação; assegurar o acesso aos livros e a inclusão de todos; promover a integração entre escolas, bibliotecas e outros espaços; debater e promover a formação de mediadores e a bibliodiversidade; desenvolver e apoiar ações de literatura; incentivar escritores, editores e livreiros.

Desde 2012, pessoas atuantes nas áreas da leitura, da literatura e do livro vêm discutindo uma política para o setor e a consequente necessidade de um plano municipal. Em abril de 2014, uma portaria intersecretarial publicada no Diário Oficial do Município constituiu o Grupo de Trabalho (GT) para elaborar o PMLLLB. Este GT foi composto por representantes do Executivo Municipal (Secretarias de Governo, Cultura, Educação e Direitos Humanos), da Câmara Municipal e da Sociedade Civil (ONGs, entidades de classe e militantes da leitura).

O GT fez a sistematização dessas demandas e elaborou um documento base, tendo como referência os cinco eixos do PMLLLB de São Paulo:

• Democratização do acesso;
  • Fomento à leitura e à formação de mediadores;
  • Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico;
  • Desenvolvimento da economia do livro;
  • Literatura.

A Redação do Plano foi feita a partir dos debates nas Plenárias Regionais, com consultas à comunidade de seis regiões da cidade (Centro, Norte, Sul, Sudeste, Leste e Oeste).

Para consolidar essa proposta e ampliar o escopo das discussões, ao longo do ano passado, foram realizados mais de 40 debates e plenárias públicas. Em agosto, a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo sediou no Salão de Ideias uma mesa-redonda sobre o assunto e no final do ano, todo o trabalho foi amplamente debatido no Centro Cultural São Paulo, durante o Seminário Internacional sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB).

O trabalho continuou neste ano quando foram realizados debates regionais entre os meses de março e abril. Tantos encontros foram essenciais para tornar toda a discussão em torno da sua elaboração um processo transparente e participativo.

Saiba mais sobre o Plano em pmlllbsp.com

Encontro Municipal do PMLLLB
Data: 13 de junho, sábado
Horário: entre 10h e 17h
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: Rua da Consolação, 94, Centro

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.