Notícias

Encontro Municipal do PMLLLB

Evento tem como objetivo aprovar o PMLLLB que será apresentado como projeto de lei à Câmara Municipal

Publicado em: 03/02/2016 17h37 | Atualizado em: 30/11/2020

pmlllbsp_740_x_430.jpg

No sábado, dia 13 de junho, entre as 10h e as 17h, acontecerá na Biblioteca Mário de Andrade o encontro municipal do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB). O evento tem como objetivo a aprovação do texto do PMLLLB que será apresentado como projeto de lei à Câmara Municipal. Este Plano é fruto de vários debates setoriais e regionais realizados desde o ano passado.

Os eixos que orientam a construção deste plano inédito para a cidade de São Paulo são os mesmos do Plano Nacional: democratização do acesso, fomento à leitura e formação de mediadores, valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico, desenvolvimento da economia do livro e literatura.

“É muito importante que tenhamos uma política pública clara e definida para a área do livro e leitura e por isso estamos construindo um plano elaborado com participação popular e que seja, de fato, exequível e aplicado na cidade.” ressalta Sueli Nemen Rocha, que recentemente assumiu a coordenação executiva do plano. 

Acesse o texto do Projeto de Lei que será debatido no evento clicando aqui.

Sobre o PMLLLB – A cidade de São Paulo está elaborando o seu Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) com os seguintes objetivos: Estabelecer políticas públicas claras para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas e garantir recursos para sua implementação; assegurar o acesso aos livros e a inclusão de todos; promover a integração entre escolas, bibliotecas e outros espaços; debater e promover a formação de mediadores e a bibliodiversidade; desenvolver e apoiar ações de literatura; incentivar escritores, editores e livreiros.

Desde 2012, pessoas atuantes nas áreas da leitura, da literatura e do livro vêm discutindo uma política para o setor e a consequente necessidade de um plano municipal. Em abril de 2014, uma portaria intersecretarial publicada no Diário Oficial do Município constituiu o Grupo de Trabalho (GT) para elaborar o PMLLLB. Este GT foi composto por representantes do Executivo Municipal (Secretarias de Governo, Cultura, Educação e Direitos Humanos), da Câmara Municipal e da Sociedade Civil (ONGs, entidades de classe e militantes da leitura).

O GT fez a sistematização dessas demandas e elaborou um documento base, tendo como referência os cinco eixos do PMLLLB de São Paulo:

  • Democratização do acesso;
  • Fomento à leitura e à formação de mediadores;
  • Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico;
  • Desenvolvimento da economia do livro;
  • Literatura.

A Redação do Plano foi feita a partir dos debates nas Plenárias Regionais, com consultas à comunidade de seis regiões da cidade (Centro, Norte, Sul, Sudeste, Leste e Oeste).

Para consolidar essa proposta e ampliar o escopo das discussões, ao longo do ano passado, foram realizados mais de 40 debates e plenárias públicas. Em agosto, a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo sediou no Salão de Ideias uma mesa-redonda sobre o assunto e no final do ano, todo o trabalho foi amplamente debatido no Centro Cultural São Paulo, durante o Seminário Internacional sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB).

O trabalho continuou neste ano quando foram realizados debates regionais entre os meses de março e abril. Tantos encontros foram essenciais para tornar toda a discussão em torno da sua elaboração um processo transparente e participativo.

Saiba mais sobre o Plano em pmlllbsp.com

Serviço

Encontro Municipal do PMLLLB
Data: 13 de junho, sábado
Horário: entre 10h e 17h
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: Rua da Consolação, 94, Centro

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma cortina vermelha do palco com a silhueta de algumas pessoas dos ombros para cima.

SME promove Virada Cultural nos CEUs da capital neste fim de semana

Publicado em: 27/05/2022 7h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia fragmentada mostra os braços de uma pessoa e nas mãos segura terra com uma plantinha. Na parte de baixo há terra e o fundo é verde, como se fosse a mata. No canto superior esquerdo está escrito
Prêmio Paulo Freire 2022 recebe inscrições até 8 de julho

Prêmio Paulo Freire 2022 recebe inscrições até 8 de julho

Publicado em: 27/05/2022 3h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra estudantes jogando xadrez. O tabuleiro está em cima da mesa e eles estão sentados em volta, cada dupla com seu tabuleiro.

Aulas de xadrez engajam estudantes que vão confeccionar seus próprios tabuleiros

Publicado em: 27/05/2022 2h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com uma medalha escrito

Projeto AEL promove o seminário “Viver Literatura: memórias e histórias”

Publicado em: 27/05/2022 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.241