Notícias

Encontro com o Grupo de Conselhos de Educação dos Municípios da Região Metropolitana

Debate sobre o corte etário para matrícula inicial no Ensino Fundamental contou com a presença do Prof. Francisco Aparecido Cordão

Publicado em: 03/07/2018 13h16 | Atualizado em: 30/11/2020

encont_grupo_conselheiros_740_x_430.jpg

Na sessão do dia 21 de junho, foi realizado mais um encontro com o Grupo de Conselhos de Educação dos Municípios da Região Metropolitana. Constituído em 2017, o Grupo tem o objetivo de promover o fortalecimento do regime de colaboração entre os sistemas e a troca de experiências para o enriquecimento da atuação de seus Conselheiros.

Foi pauta do encontro a questão, em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do corte etário para matrícula inicial no Ensino Fundamental, registrando-se, até agora, 4 votos favoráveis e 4 contrários à posição do Conselho Nacional de Educação (CNE). Com um pedido de vista, o julgamento foi suspenso, devendo ser retomado proximamente.

O encontro contou com a presença do educador Prof. Francisco Aparecido Cordão, que há tempos se dedica à questão, atuando nisso de forma efetiva, desde quando membro da Câmara de Educação Básica (CEB) do CNE. Manifestou-se contrário à matrícula precoce no Ensino Fundamental de crianças com menos de 6 anos, justificando que isso rouba parte de sua infância. Apresentou argumentos técnico-pedagógicos e jurídicos para manutenção do corte de idade de 6 anos completados até 31/03 do ano de matrícula, conforme norma do CNE.

“Houve produtivos debates, tendo sido excelente e oportuna a apresentação do educador Prof. Cordão, a qual possibilitou a todos maior reflexão sobre o tema”, observou Sueli Mondini, presidente do CME .

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212