Notícias

Encerramento da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura

Cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo

Publicado em: 19/04/2018 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020
encerra_ael_740_x_430.jpg

Na última sexta-feira, 13 de abril, aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo a cerimônia de encerramento da sétima edição da Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura. A iniciativa, que acontece sempre na segunda semana de abril, foi instituída pela Lei 14.999/2009 com o objetivo de estimular a prática do estudo e da literatura por meio de diversas ações como palestras, exposições temáticas e outras atividades ocorridas nas escolas municipais, bibliotecas e centros de formação da cidade de São Paulo.

O evento teve início com a apresentação do Coral da Guarda Civil Metropolitana que, além de um repertório de músicas populares, executou o Hino Nacional Brasileiro.

Na sequência, foram realizadas apresentações de alunos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e de Academias Estudantis de Letras (AEL), como a EMEF Raul Pompéia, com ”Mala de Histórias Ambulantes”, a EMEF Brig. Henrique Raymundo Dyott Fontenelle, com “Leitura ao Pé do Ouvido”, a AEL Carolina Maria de Jesus, da EMEF Rui Bloem, com o número “CAROLINDA”, que apresentou trechos da obra de Carolina Maria de Jesus, a AEL Lygia Bojunga, da EMEF Campos Salles, com a performance artística “O Brasil que vem aí”, com canto, dança, poemas de Drummond e de Gilberto Freyre e a AEL Biblioteca João Cabral de Melo Neto, da Biblioteca do CEU Vila Curuçá, com a apresentação “Palavras que vêm lá do céu”.

A mesa dos alunos escritores contou com a participação dos jovens Wesley Carlos Soares, 12 anos, autor do livro “A poesia corre em minhas veias”, lançado em dezembro de 2017. Seus poemas tratam sobre genocídio da juventude negra, religiosidade e a importância da ancestralidade africana, Laura Martins, 14 anos, da EMEF CEU Vila Curuçá, que participou como escritora das coletâneas “Palavras que vêm lá do céu…”, em 2013, e “Descobrir-se autor”, em 2017 e Jhonatam Bueno Fernandes de Lima, 14 anos, da EMEF Prefeito José Carlos de Figueiredo Ferraz, convidado a participar da Antologia “Emoções Poéticas”, publicada em 2017 e que neste ano integrou nova Antologia, a “Cristais de Amor”.

Estiveram presentes representantes das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, editoras, associações e sindicatos, além de Professores, educadores e mais de 400 estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300