Notícias

EMEI que foi alvo de racismo mudou de nome para Nelson Mandela

Mobilização da comunidade escolar motivou a alteração no nome da unidade.

Publicado em: 01/07/2016 12h18 | Atualizado em: 30/11/2020
emei_mandela_740_x_430.jpg

Localizada no Bairro do Limão, a comunidade da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Guia Lopes está em festa com a publicação no Diário Oficial da Cidade da última quarta-feira, 29 de junho, da Lei Nº 16.463 que altera a denominação da unidade para EMEI Nelson Mandela.

Em 2001 a escola iniciou um projeto pedagógico para atender à lei 10.639/03, que trata da inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo escolar e, desde então, passou a ser alvo de pichações racistas o que contribuiu para o do fortalecimento do projeto.

No ano passado foi encaminhada ao prefeito Fernando Haddad e aos então Secretários Municipais de Educação e de Direitos Humanos e Cidadania, Gabriel Chalita e Eduardo Suplicy, uma carta contando a história da escola e realizada uma campanha nas redes sociais e nos eventos ligados à Educação na cidade, para mobilizar o maior número de pessoas em apoio à causa. Fez parte da mobilização um abaixo-assinado com mais de 19.200 assinaturas.

Com a aprovação da Câmara dos vereadores e a sanção do prefeito Haddad a unidade passa se chamar, oficialmente, EMEI Nelson Mandela, líder sul-africano e ícone na luta contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul e defensor das causas humanitárias, que morreu em dezembro de 2013.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Criança está sentada olhando para a foto, ela está ao redor de uma mesa. Ao fundo pode-se ver outras duas meninas sentadas na mesma mesa brincando.

Prefeitura inaugura em Cidade Tiradentes oitava unidade de educação infantil entregue neste ano

Publicado em: 26/09/2023 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Espaço com brinquedos e prateleiras de madeira. Ao fundo há uma placa onde está escrito

CEU Barro Branco recebe Bebeteca para incentivar desenvolvimento na primeira infância

Publicado em: 26/09/2023 3h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes estão sentados em torno de uma mesa. Um deles segura um livro de capa azul, outros dois estão escrevendo em um papel e a outra está gesticulando.

EMEBS propõe que estudantes recontem história em Libras

Publicado em: 26/09/2023 3h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner com o texto Festival Arquivo Aberto

Professores e estudantes da Rede Municipal participam do Festival Arquivo Aberto

Publicado em: 26/09/2023 10h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de uma mulher escrevendo em uma lousa branca e estudantes adultos de costas, olhando para a lousa

SME abre credenciamento para interessados em atuar na formação de educadores

Publicado em: 26/09/2023 8h57 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.384