Notícias

EMEI que foi alvo de racismo mudou de nome para Nelson Mandela

Mobilização da comunidade escolar motivou a alteração no nome da unidade.

Publicado em: 01/07/2016 12h18 | Atualizado em: 30/11/2020
emei_mandela_740_x_430.jpg

Localizada no Bairro do Limão, a comunidade da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Guia Lopes está em festa com a publicação no Diário Oficial da Cidade da última quarta-feira, 29 de junho, da Lei Nº 16.463 que altera a denominação da unidade para EMEI Nelson Mandela.

Em 2001 a escola iniciou um projeto pedagógico para atender à lei 10.639/03, que trata da inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo escolar e, desde então, passou a ser alvo de pichações racistas o que contribuiu para o do fortalecimento do projeto.

No ano passado foi encaminhada ao prefeito Fernando Haddad e aos então Secretários Municipais de Educação e de Direitos Humanos e Cidadania, Gabriel Chalita e Eduardo Suplicy, uma carta contando a história da escola e realizada uma campanha nas redes sociais e nos eventos ligados à Educação na cidade, para mobilizar o maior número de pessoas em apoio à causa. Fez parte da mobilização um abaixo-assinado com mais de 19.200 assinaturas.

Com a aprovação da Câmara dos vereadores e a sanção do prefeito Haddad a unidade passa se chamar, oficialmente, EMEI Nelson Mandela, líder sul-africano e ícone na luta contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul e defensor das causas humanitárias, que morreu em dezembro de 2013.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Banheiro organizado com detalhes em pedras e pias coloridas
Fotografia de público na Formação Codae

SME promove formação sobre Aleitamento Materno para Nutricionistas

Publicado em: 20/02/2025 6h38 - em Alimentação Escolar

Estudante Em Sala De Aula

Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp

Publicado em: 19/02/2025 3h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do filme Ainda Estou Aqui

“Ainda Estou Aqui” terá exibição gratuita em 25 CEUs da cidade

Publicado em: 19/02/2025 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra parte de um rosto feminino com foco na boca em movimento de fala

Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas

Publicado em: 18/02/2025 3h00 - em Saúde Escolar

1 2 3 1.498