Notícias

EMEI Nelson Mandela festeja centenário de seu patrono

Programação contará com cortejo, roda de samba, apresentações e brincadeiras

Publicado em: 09/08/2018 9h44 | Atualizado em: 30/11/2020

No sábado, 25 de agosto, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nelson Mandela comemora o centenário de seu patrono. A programação conta com cortejo de maracatu, roda de samba feita por mulheres e apresentações que envolvem crianças, famílias, funcionários e comunidade.

O ponto de encontro para o início das comemorações, marcado para as 10h, será a entrada da unidade escolar. A programação deve seguir até o final da tarde com cortejo de maracatu pelas ruas do bairro, apresentações musicais que reverenciam as mulheres negras e roda de samba formada por mulheres, além de brincadeiras, concursos e gincanas.

A diretora da escola, Cibele Racy, comenta que, há algum tempo, a unidade não promove as festas típicas do mês de junho. “Desde 2011, nossas festas celebram os projetos que desenvolvemos. Não fazemos festa junina desde então. A comemoração é de acordo com o tema. Já celebramos as figuras dos avós, a maternidade, os indígenas, o amor e as várias formas de união. Neste ano, estudamos a vida de Nelson Mandela, por ser o seu centenário”, conta Cibele.

Confira a programação completa:

10h – Ponto de encontro de na porta da escola

10h30 – Apresentação coletiva com crianças, famílias, funcionários e convidados pelas ruas do bairro com o Cortejo de Maracatu – Bloco de Pedra.

11h – Início das apresentações das crianças em reverência às mulheres negras brasileiras.

13h – Roda de Samba – Apresentação do Grupo Sambadas – formado só por mulheres – com participação das crianças da unidade.

13h30 – Continuação das apresentações das crianças da escola.

EMEI Nelson Mandela
Endereço: Avenida Professor Celestino Bourroul, 358 – Jardim Pereira Leite – São Paulo



EMEI Nelson Mandela – Após mobilização de sua comunidade, localizada no bairro do Limão, a antiga EMEI Guia Lopes hoje tem como patrono o líder sul-africano Nelson Mandela, que completaria 100 anos em 18 de julho. A EMEI Nelson Mandela é referência em Educação para a diversidade, cultura de paz e protagonismo infantil.

Em 2001, a escola iniciou um projeto pedagógico que promoveu a inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo escolar. Em 2015, foi iniciada uma campanha da escola nas redes sociais e nos eventos ligados à Educação na cidade para mobilizar um maior número de pessoas para a alteração do nome da unidade. A mobilização, por meio de abaixo-assinado, conseguiu quase 20 mil assinaturas. Em 29 de junho de 2016, a Lei Nº 16.463 alterou a denominação da unidade para EMEI Nelson Mandela.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.213