EMEI Nelson Mandela festeja centenário de seu patrono

Programação contará com cortejo, roda de samba, apresentações e brincadeiras

Publicado em: 09/08/2018 9h44 | Atualizado em: 30/11/2020

No sábado, 25 de agosto, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nelson Mandela comemora o centenário de seu patrono. A programação conta com cortejo de maracatu, roda de samba feita por mulheres e apresentações que envolvem crianças, famílias, funcionários e comunidade.

O ponto de encontro para o início das comemorações, marcado para as 10h, será a entrada da unidade escolar. A programação deve seguir até o final da tarde com cortejo de maracatu pelas ruas do bairro, apresentações musicais que reverenciam as mulheres negras e roda de samba formada por mulheres, além de brincadeiras, concursos e gincanas.

A diretora da escola, Cibele Racy, comenta que, há algum tempo, a unidade não promove as festas típicas do mês de junho. “Desde 2011, nossas festas celebram os projetos que desenvolvemos. Não fazemos festa junina desde então. A comemoração é de acordo com o tema. Já celebramos as figuras dos avós, a maternidade, os indígenas, o amor e as várias formas de união. Neste ano, estudamos a vida de Nelson Mandela, por ser o seu centenário”, conta Cibele.

Confira a programação completa:

10h – Ponto de encontro de na porta da escola

10h30 – Apresentação coletiva com crianças, famílias, funcionários e convidados pelas ruas do bairro com o Cortejo de Maracatu – Bloco de Pedra.

11h – Início das apresentações das crianças em reverência às mulheres negras brasileiras.

13h – Roda de Samba – Apresentação do Grupo Sambadas – formado só por mulheres – com participação das crianças da unidade.

13h30 – Continuação das apresentações das crianças da escola.

EMEI Nelson Mandela
Endereço: Avenida Professor Celestino Bourroul, 358 – Jardim Pereira Leite – São Paulo

EMEI Nelson Mandela – Após mobilização de sua comunidade, localizada no bairro do Limão, a antiga EMEI Guia Lopes hoje tem como patrono o líder sul-africano Nelson Mandela, que completaria 100 anos em 18 de julho. A EMEI Nelson Mandela é referência em Educação para a diversidade, cultura de paz e protagonismo infantil.

Em 2001, a escola iniciou um projeto pedagógico que promoveu a inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo escolar. Em 2015, foi iniciada uma campanha da escola nas redes sociais e nos eventos ligados à Educação na cidade para mobilizar um maior número de pessoas para a alteração do nome da unidade. A mobilização, por meio de abaixo-assinado, conseguiu quase 20 mil assinaturas. Em 29 de junho de 2016, a Lei Nº 16.463 alterou a denominação da unidade para EMEI Nelson Mandela.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.