Notícias

EMEI Jô Soares é inaugurada no Itaim Paulista e amplia atendimento na Educação Infantil

Nova unidade tem capacidade para atender cerca de 224 crianças com infraestrutura acessível, sustentável e atendimento em período integral

Publicado em: 13/08/2025 12h58 | Atualizado em: 13/08/2025
Nova Emei é Um Espaço De Acolhimento E Aprendizagens Para Atender Crianças De 4 E 5 Anos

Nova EMEI é um espaço de acolhimento e aprendizagens para atender crianças de 4 e 5 anos. Crédito: SME/Daniel Guimarães

No coração do Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, um novo capítulo na história da Educação Infantil foi escrito nesta quarta-feira (13). A Prefeitura de SP inaugurou a EMEI Jô Soares, com capacidade para atender cerca de 224 crianças de 4 e 5 anos. Mais do que um prédio, a unidade foi projetada para ser um espaço de acolhimento, aprendizado e descobertas, onde cada detalhe reforça o cuidado com a infância. 

Com dois pavimentos, a EMEI dispõe de brinquedoteca, cozinha, secretaria, salas amplas, almoxarifados e outros ambientes planejados para atender a comunidade escolar com conforto e segurança, atendendo as normas de acessibilidade, totalizando mais de R$15 milhões em investimentos.  A unidade também conta com dispositivos sustentáveis, como sistema de reuso de água e placas solares para aquecimento da água. 

Desde 2023 já foram 39 unidades educacionais inauguradas, sedo 25 Centros de Educação Infantil (CEIs), 2 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), 6 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), 3 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 3 Centros Educacionais Unificados (CEUs) — Rei Pelé, Papa Francisco e Padre Ticão. 

Para orientar o trabalho pedagógico a unidade vai seguir as premissas do “Currículo da Cidade – Educação Infantil”, um documento que traz diretrizes quanto às atividades no dia a dia, experiências que as crianças podem adquirir, estímulos, aprendizagens, desenvolvimento e autonomia. 

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, destacou que a inauguração reafirma o compromisso da cidade com o acesso a Educação Infantil. “Além de mantermos a fila de creche zerada pelo quinto ano consecutivo, seguimos inaugurando novas unidades para garantir que nossas crianças tenham todos os estímulos necessários para o seu pleno desenvolvimento”, afirmou. 

Uma homenagem especial

O nome da escola é uma forma de celebrar a vida e a obra de Jô Soares, uma das maiores referências da cultura brasileira. Além de apresentador, Jô foi escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, humorista, músico e artista plástico.  

Jô marcou a televisão com seu humor único em programas como Família Trapo, Planeta dos Homens e Viva o Gordo, e conquistou o público como entrevistador nos talk shows Jô Soares Onze e Meia e Programa do Jô, onde entrevistou personalidades do Brasil e do mundo. Jô faleceu em 5 de agosto de 2022, aos 84 anos, vítima de pneumonia, deixando um legado cultural inesquecível. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Agosto Indígena

CEUs da capital paulista recebem programação para todas as idades no Agosto Indígena

Publicado em: 14/08/2025 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Recursos Financeiros Instrutor Música
Abao3gg7c2qo44bz5mvlqunr3ohfta

Escolas Municipais podem se inscrever para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

Publicado em: 14/08/2025 10h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Sala Spcine No Ceu
Estudantes participam de aulas de música no CEU Três Pontes

Fundação Theatro Municipal leva aulas gratuitas de música e dança para o CEU Parelheiros

Publicado em: 13/08/2025 4h57 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.556