Notícias

EMEI Jardim Keralux aplica projeto inovador para a hora do almoço

Iniciativa tem por objetivo trabalhar o currículo integrador, a autonomia e empatia entre as crianças

Publicado em: 13/07/2016 11h15 | Atualizado em: 30/11/2020

jd_keralux_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Keralux aplicou um novo projeto dentro do currículo integrador que visa aumentar a autonomia e autoestima das crianças, bem como trabalhar a empatia entre elas. A iniciativa é colocada em prática nos respectivos horários de almoço.

A proposta foi feita pela professora Miriam Cristina Barbosa, que viu o projeto dar certo em outra escola na qual também lecionou. “Como a gente trabalha com o currículo integrador e com a autonomia das crianças, a nossa intenção foi que eles também a tivessem na hora do almoço”, afirmou.

No EMEI Jardim Keralux o horário de almoço agora é assim:

Primeiramente duas crianças devidamente caracterizadas de cozinheiras passam de sala em sala divulgando qual será o prato do dia, a coordenadora Kátia Cristina Barbosa Real disse que essa iniciativa é para incentivar a criança a descer para se alimentar.

Posteriormente, um grupo de oito crianças, de todas as idades e de cada sala, desce para o refeitório, os alunos que encerraram o processo de alimentação sobem para as salas de aula e outros colegas descem para o almoço. Por fim, o último aluno de cada turma a ir almoçar sinaliza para as auxiliares técnicas de educação (ATEs) que aquela sala já terminou.

jd_keralux_740_x_430_01.jpg

As professoras afirmaram que dessa forma os alunos podem utilizar toda a hora de almoço, o que tem também ajudado a evitar o desperdício, já que eles comem tranquilamente no tempo deles. O processo de higiene pessoal obteve progressos, pois a professora consegue direcionar melhor o acompanhamento, porque os alunos sobem em grupos menores. Além disso, as crianças se ajudam, pois aqueles que comem mais depressa e sabem que há outros colegas que ainda não almoçaram, sobem para a sala a fim de que estes possam descer.

Muitas crianças no EMEI Jardim Keralux possuem graus de parentesco, e todo o grupo envolvido no projeto observou que quando irmãos, de idades ou salas distintas, descem juntos para comer eles se alimentam melhor.

A diretora Lourdes das Graças Mota Leite informou, que esse projeto foi implantado há dois meses e precisou de pelo menos duas semanas de adaptação e todos os funcionários estão muito comprometidos com o trabalho. A iniciativa também foi muito bem aceita pelos pais,“este é um grupo que não é resistente à projetos, são questionadores e envolvidos”, explicou a diretora.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

professora em sala de aula

Prefeitura autoriza convocação de 213 novos professores para a Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 29/11/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Na imagem, uma estudante da Imprensa Jovem aparece em primeiro plano, de costas, vestindo um colete laranja com a identificação do programa. À frente dela, no palco, a secretária excutiva pedagógica, Maria Silvia Bacila, segura um microfone e fala ao público. Ao fundo, um telão exibe o título “Aprender e ensinar nas Adolescências

SME realiza II Fórum Ampliado do Grupo de Trabalho “Aprender e Ensinar nas Adolescências”

Publicado em: 28/11/2025 6h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma área externa com um redário.

EMEI Machado de Assis inaugura redário para momentos de leitura e relaxamento

Publicado em: 28/11/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Uma criança andando sobre um banco longo de madeira com a auxilio de uma amigo e uma amiga que seguram suas mão no projeto.

EMEI CEU Rosa da China promove vivência de “Quintal do Brincar”

Publicado em: 28/11/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de uma estudante de costas fazendo atividade de matemática na lousa branca.

Professora inova no ensino de Matemática com uso de jogos e vivências na EMEF Paulo Duarte

Publicado em: 28/11/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 2 3 4 5 1.607