Notícias
EMEI Jardim Keralux aplica projeto inovador para a hora do almoço
Iniciativa tem por objetivo trabalhar o currículo integrador, a autonomia e empatia entre as crianças
Publicado em: 13/07/2016 11h15 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jardim Keralux aplicou um novo projeto dentro do currículo integrador que visa aumentar a autonomia e autoestima das crianças, bem como trabalhar a empatia entre elas. A iniciativa é colocada em prática nos respectivos horários de almoço.
A proposta foi feita pela professora Miriam Cristina Barbosa, que viu o projeto dar certo em outra escola na qual também lecionou. “Como a gente trabalha com o currículo integrador e com a autonomia das crianças, a nossa intenção foi que eles também a tivessem na hora do almoço”, afirmou.
No EMEI Jardim Keralux o horário de almoço agora é assim:
Primeiramente duas crianças devidamente caracterizadas de cozinheiras passam de sala em sala divulgando qual será o prato do dia, a coordenadora Kátia Cristina Barbosa Real disse que essa iniciativa é para incentivar a criança a descer para se alimentar.
Posteriormente, um grupo de oito crianças, de todas as idades e de cada sala, desce para o refeitório, os alunos que encerraram o processo de alimentação sobem para as salas de aula e outros colegas descem para o almoço. Por fim, o último aluno de cada turma a ir almoçar sinaliza para as auxiliares técnicas de educação (ATEs) que aquela sala já terminou.

As professoras afirmaram que dessa forma os alunos podem utilizar toda a hora de almoço, o que tem também ajudado a evitar o desperdício, já que eles comem tranquilamente no tempo deles. O processo de higiene pessoal obteve progressos, pois a professora consegue direcionar melhor o acompanhamento, porque os alunos sobem em grupos menores. Além disso, as crianças se ajudam, pois aqueles que comem mais depressa e sabem que há outros colegas que ainda não almoçaram, sobem para a sala a fim de que estes possam descer.
Muitas crianças no EMEI Jardim Keralux possuem graus de parentesco, e todo o grupo envolvido no projeto observou que quando irmãos, de idades ou salas distintas, descem juntos para comer eles se alimentam melhor.
A diretora Lourdes das Graças Mota Leite informou, que esse projeto foi implantado há dois meses e precisou de pelo menos duas semanas de adaptação e todos os funcionários estão muito comprometidos com o trabalho. A iniciativa também foi muito bem aceita pelos pais,“este é um grupo que não é resistente à projetos, são questionadores e envolvidos”, explicou a diretora.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Incentivo à leitura: escolas recebem mangás, histórias em quadrinhos e outros formatos literários
Secretaria Municipal de Educação
São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras
Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais se destacam em olimpíada financeira com participação expressiva e conquistas de medalhas
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá
CEU e COCEU
Natação melhora a saúde e o bem-estar, e pode ser praticada gratuitamente nos CEUs
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas
Relacionadas
Incentivo à leitura: escolas recebem mangás, histórias em quadrinhos e outros formatos literários
Publicado em: 09/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras
Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais se destacam em olimpíada financeira com participação expressiva e conquistas de medalhas
Publicado em: 08/04/2026 2h51 - em Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá
Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Natação melhora a saúde e o bem-estar, e pode ser praticada gratuitamente nos CEUs
Publicado em: 08/04/2026 11h47 - em CEU e COCEU