Notícias

EMEI desenvolve projeto sobre a arte de brincar em São Paulo

Projeto privilegia diferentes experiências de maneira lúdica.

Publicado em: 16/06/2016 15h36 | Atualizado em: 30/11/2020
proj_emei_sao_francisco_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Conjunto Habitacional São Francisco, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus, está desenvolvendo o projeto “Nossa Cultura e a Arte de Brincar em São Paulo” com os alunos. A iniciativa tem o objetivo de ampliar os sons, os ritmos, os batuques, as imagens e as obras elaboradas pelas crianças por meio de brincadeiras infantis que compõem a cultura do paulista.

O projeto na EMEI Conjunto Habitacional São Francisco surgiu da necessidade das crianças poderem viver diferentes experiências de maneira lúdica, favorecendo a ampliação do repertório cultural a partir das brincadeiras, das danças, dos costumes das mais diversas culturas, trabalhando as múltiplas linguagens e identidades.

Adriana Iupi, Coordenadora Pedagógica da unidade, explica que em detrimento de uma cultura que privilegia as datas comemorativas e o conhecimento fragmentado, os corpos docente e gestor da EMEI optaram por trabalhar com projetos e não mais com a Festa Junina como era feito anteriormente. Durante o projeto, as crianças tiveram contato com brincadeiras tradicionais como as cantigas de rodas, as corridas e as danças típicas do interior, além de conhecerem estilos musicais como o rap.

“A equipe educativa viu uma oportunidade de trabalhar com as crianças e evidenciar junto às famílias, as diferentes formas de manifestação popular da cidade e do estado de São Paulo”, disse Adriana. “Assim como outros produtos culturais, as brincadeiras também recebem a influência dos traços étnicos, regionais e interculturais que formam a cultura brasileira. Basicamente, as brincadeiras populares no Brasil representam essa mistura de costumes e de crenças do branco europeu, do índio e do africano”, concluiu.

Envolvimento das famílias – No sábado, 4 de junho, a escola recebeu crianças e famílias para acompanhar mais uma etapa do projeto. Neste dia, as crianças realizaram apresentações de música e teatro. “As famílias tem participação crucial em todas as etapas da realização do projeto. São elas que apoiam as crianças nas pesquisas realizadas sobre a realidade local e regional”, afirmou a Coordenadora Pedagógica.

Confira uma Galeria de Imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças aprendendo polo aquático na piscina

CEU Jaguaré oferece aulas de polo aquático para comunidade 

Publicado em: 22/11/2021 5h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudante faz avaliação utilizando um tablet

Provinha e Prova São Paulo são aplicadas pela primeira vez no formato 100% digital

Publicado em: 22/11/2021 10h32 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de leitura antirracista

Educação antirracista e inclusiva são premissas do Currículo da Cidade

Publicado em: 20/11/2021 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudante de camiseta azul, máscara preta, está escrevendo com um lápis em um caderno.

Inscrições para vagas no Ensino Médio das Escolas Municipais estão abertas

Publicado em: 19/11/2021 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Notícia (11)

MIS abre inscrições para cursos de telenovela e comunicação

Publicado em: 19/11/2021 4h54 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 6 1.211