Notícias
EMEI desenvolve projeto sobre a arte de brincar em São Paulo
Projeto privilegia diferentes experiências de maneira lúdica.
Publicado em: 16/06/2016 15h36 | Atualizado em: 30/11/2020A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Conjunto Habitacional São Francisco, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus, está desenvolvendo o projeto “Nossa Cultura e a Arte de Brincar em São Paulo” com os alunos. A iniciativa tem o objetivo de ampliar os sons, os ritmos, os batuques, as imagens e as obras elaboradas pelas crianças por meio de brincadeiras infantis que compõem a cultura do paulista.
O projeto na EMEI Conjunto Habitacional São Francisco surgiu da necessidade das crianças poderem viver diferentes experiências de maneira lúdica, favorecendo a ampliação do repertório cultural a partir das brincadeiras, das danças, dos costumes das mais diversas culturas, trabalhando as múltiplas linguagens e identidades.
Adriana Iupi, Coordenadora Pedagógica da unidade, explica que em detrimento de uma cultura que privilegia as datas comemorativas e o conhecimento fragmentado, os corpos docente e gestor da EMEI optaram por trabalhar com projetos e não mais com a Festa Junina como era feito anteriormente. Durante o projeto, as crianças tiveram contato com brincadeiras tradicionais como as cantigas de rodas, as corridas e as danças típicas do interior, além de conhecerem estilos musicais como o rap.
“A equipe educativa viu uma oportunidade de trabalhar com as crianças e evidenciar junto às famílias, as diferentes formas de manifestação popular da cidade e do estado de São Paulo”, disse Adriana. “Assim como outros produtos culturais, as brincadeiras também recebem a influência dos traços étnicos, regionais e interculturais que formam a cultura brasileira. Basicamente, as brincadeiras populares no Brasil representam essa mistura de costumes e de crenças do branco europeu, do índio e do africano”, concluiu.
Envolvimento das famílias – No sábado, 4 de junho, a escola recebeu crianças e famílias para acompanhar mais uma etapa do projeto. Neste dia, as crianças realizaram apresentações de música e teatro. “As famílias tem participação crucial em todas as etapas da realização do projeto. São elas que apoiam as crianças nas pesquisas realizadas sobre a realidade local e regional”, afirmou a Coordenadora Pedagógica.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
EMEFs Olegário Mariano e José Amadei promovem aprendizagens com construção de carrinhos de rolimã
Educomunicação
Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista
Relacionadas
Escolas de Ensino Médio da Rede Municipal de São Paulo recebem projeto piloto de aula de Língua Coreana
Publicado em: 31/10/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação
O 11º Seminário e Mostra de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino movimenta mais de 6 mil estudantes e professores em palestras e atividades imersivas
Publicado em: 31/10/2024 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Parque do Carmo promove oficinas que combinam prática do crochê e literatura
Publicado em: 31/10/2024 11h16 - em Secretaria Municipal de Educação
Professora da Rede Municipal de Ensino, indígena do povo Pankará, realiza vivências com crianças a partir de sua história e memórias afetivas que tem com a avó e os potes de barro que ela fazia
Publicado em: 31/10/2024 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes de escola municipal de São Paulo criam óculos com sensor ecolocalizador para auxiliar pessoas cegas ou com deficiência visual
Publicado em: 31/10/2024 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação