Notícias
EMEI Cidade do Sol desenvolve projeto para estimular o comportamento leitor nas crianças e nas famílias
Unidade localizada em Heliópolis promove vivências diárias que reforçam a importância dos contextos literários na Educação Infantil
Publicado em: 25/04/2025 12h21 | Atualizado em: 25/04/2025
O contato com a literatura é um momento acolhedor e repleto de memórias afetivas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cidade do Sol, localizada em Heliópolis, zona sul da capital paulista, através do Projeto Formando Leitores que promove vivências diárias com as crianças para ampliar o repertório cultural e incentivar o desenvolvimento do comportamento leitor desde a primeira infância. A unidade atende diariamente mais de 440 crianças e o projeto mobiliza toda a comunidade escolar.
A iniciativa surgiu a partir das formações e momentos de estudos sobre a importância de incluir os contextos literários na Educação Infantil e então as educadoras estruturam propostas que envolvessem toda a comunidade escolar e os familiares. A primeira iniciativa foi a “Biblioteca Circulante” em que as crianças levam para casa livros de sua escolha para ler junto com as famílias. No “Dia da Família na Escola” a unidade promoveu um momento em que as crianças e as famílias personalizaram juntos a sacola que as crianças utilizam para levar as obras.
“As crianças levam o livro e depois voltam sempre carregando a sacolinha ali personalizada que é deles, e representa a família deles, então isso tornou o momento mais único e importante, se fosse uma pasta qualquer ou uma sacola igual para todo mundo não ia ter o mesmo significado”, enfatizou a Coordenadora da unidade, Mariana Maia. Depois as crianças também são convidados a compartilhar com a turma como foi a experiência com a leitura e com quem compartilharam esse momento.
Outra proposta do projeto é a “Leitura Simultânea” em que as crianças terão a oportunidade de escolher as histórias que querem ouvir e serão contadas em diversos espaços que serão preparados de forma atrativa. Cada professora vai colar um cartaz com a história e os pequenos vão colocar o nome no livro que preferirem. “A gente aproveita e já trabalha a proposta de linguagem escrita. Cada um vai usar uma estratégia para promover uma forma deles terem vez e escolherem qual história eles vão participar”, destacou Mariana.
As propostas de leitura também acontecem diariamente na unidade por meio da contação de histórias, além da organização dos espaços com livros e gibis em locais acessíveis para manuseio das crianças de forma livre e aconchegante.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo prorroga concursos públicos da Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Gcelebra aniversário de 164 anos de Guaianases
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para os professores atuarem na EMEBS Helen Keller
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias na capital paulista
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Prefeitura de Jundiaí visita CEU Rei Pelé e CEU Papa Francisco
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 25 mil estudantes da Rede Municipal visitaram museus com abordagem focada na Educação Antirracista
Relacionadas

Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs
Publicado em: 13/05/2025 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025
Publicado em: 13/05/2025 4h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação promove giro nas DREs para apresentar o Programa Juntos pela Aprendizagem (JA)
Publicado em: 13/05/2025 3h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP oferece 177 vagas para cursinho pré-vestibulinho gratuito
Publicado em: 12/05/2025 11h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Valorização e reconhecimento marcam o Dia da Cozinheira nas unidades educacionais da Rede Municipal
Publicado em: 10/05/2025 9h01 - em Secretaria Municipal de Educação