Notícias

EMEI Bertha Lutz promove valorização das brincadeiras de roda

Iniciativa atua como facilitadora da interação entre as crianças

Publicado em: 31/10/2018 17h21 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEI_bertha_brincadeiras_roda_740_x_430.jpg

Nos meses de agosto e setembro deste ano, a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Bertha Lutz, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, desenvolveu o projeto “Vem Pra Roda, Vem Brincar”, com o objetivo de promover a valorização, o resgate e a vivência das brincadeiras de roda na educação infantil.

A iniciativa, realizada pela professora Kátia Dias com a participação da professora Silvia Maria, trabalhou diversas modalidades de roda, como a “farinhada”, “lagarta pintada” e “peixinhos do mar”.

Katia exalta o aspecto inclusivo dos exercícios, que funciona como um facilitador na interação entre todas as crianças. Ela relata que, em sua turma, uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não quis aceitar participar das primeiras atividades. Aos poucos, porém, aceitou o convite dos colegas e também passou a brincar. “Entendemos que ao convidar as crianças para a roda, o convite deve ser sempre positivo, um verdadeiro compromisso com momentos agradáveis e interessantes, em que elas poderão vir se quiserem”, diz a professora.

“A roda possui significado de integração, de unidade, é o principio do grupo, além de dar a sensação de pertencimento. Estimula a criatividade, trabalha a ludicidade, a representação, desperta a alegria, o prazer e possibilita trabalhar com várias linguagens”, completa Kátia.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212