EMEFs recebem estagiários de nutrição para projetos de alimentação

André Vessoni, Bruna Cabral, Jessica Levy e Sofia Oliveira passaram dois meses interagindo e contribuindo com as unidades

Publicado em: 28/07/2017 16h04 | Atualizado em: 30/11/2020

Quatro alunos do 5º ano do curso de graduação em nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo acompanharam, em duplas, a execução do Programa de Alimentação na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nelson Pimentel Queiroz, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro e na EMEF Prof. Antonio Carlos Rocha, da DRE Penha. O objetivo da ação foi promover a familiarização dos graduandos com a dinâmica escolar e propor formas de aperfeiçoar o atendimento do Programa.

Essa dinâmica faz parte do Programa de Estágio Curricular Integrado, uma das ações que compõem o Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Faculdade de Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Educação (SME) desde 2014. Os alunos selecionados vivenciam, por cerca de quatro meses, o cotidiano da gestão do Programa de Alimentação Escolar, desde os bastidores até a execução na escola e têm oportunidade de protagonizar, ao lado da gestão escolar, ideias inovadoras frente aos desafios identificados.

Após um diagnóstico na unidade educacional, os estagiários propuseram atividades envolvendo merendeiras, educadores, educandos e familiares com foco na temática da alimentação. Buscaram apoio externo a fim de estabelecer parcerias na condução de projetos especializados como, por exemplo, a implantação de horta escolar.

Atividades de socialização foram promovidas entre os funcionários e reforço das boas práticas de manipulação de alimentos e momentos de escuta foram realizados com as merendeiras. Os pais foram envolvidos e estimulados a dar continuidade às práticas saudáveis de alimentação em casa. Todas as atividades foram registradas para que os educadores pudessem se inspirar e aplicá-las em turmas futuras.

“O estágio possibilitou um grande crescimento tanto pessoal quanto profissional. O contato com as escolas possibilita momentos de reflexão sobre nossa atuação e visão do mundo”, avalia Sofia.

“Ao compartilhar as experiências e sugestões de atividades e revelar pontos críticos no funcionamento do Programa Alimentar Escolar, a contribuição desses jovens se estende a toda rede municipal de educação”, Agnes Hanashiro, Nutricionista da CODAE.

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar