Notícias

EMEF Visconde de Cairu recebe visita do escritor Jonas Ribeiro

Autor de literatura infantil conhece unidade e conversa com estudantes e educadores

Publicado em: 17/12/2018 14h17 | Atualizado em: 30/11/2020

VISITA_ESCRITOR_JONAS_740x430.jpg

No dia 4 de dezembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Visconde de Cairu, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, recebeu a visita do autor de literatura Infantil Jonas Ribeiro.

A visita aconteceu após convite feito pelas professoras Kátia Fico e Luiza Trigo para promover o encontro entre o estudante Otávio Ferraz, que tomou posse da cadeira com o nome do autor na Academia Estudantil de literatura – AEL Maurício de Souza, e o escritor. O projeto AEL é desenvolvido desde 2016 na unidade.

Ao chegar à escola, o autor foi recebido pelos estudantes e pela coordenação da escola. Também estiveram presentes a coordenadora da Sala de Leitura e da AEL na DRE Penha, Thalita Garcia, e a idealizadora do Projeto AEL na Rede Municipal de Ensino, Suelizinha.

Os estudantes realizaram apresentações de dança, sarau e uma dramatização como forma de mostrar como é feita a abordagem das obras e dos autores e como elas são transformadas pelos alunos no projeto AEL.

Após as apresentações, Jonas pediu a palavra e envolveu os presentes com a contação de uma história de seus livros. O autor ainda distribuiu livros autografados para todos os estudantes e recebeu, dos alunos, presentes como uma medalha de membro vitalício da AEL.

“Com certeza foi uma visita inesquecível para os alunos da EMEF. Eles ficaram encantados com a alegria de Jonas”, conta a professora Kátia Fico.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641