Notícias

EMEF Vargem Grande II promove o projeto “Mercadinho”

Iniciativa tem o objetivo de ajudar os alunos a superarem as dificuldades com a matemática.

Publicado em: 19/01/2017 10h37 | Atualizado em: 30/11/2020
mercadinho_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vargem Grande II, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, desenvolve há dois anos entre os alunos da unidade o projeto “Mercadinho”. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver as habilidades matemáticas das crianças e colocá-las em contato com o sistema monetário de forma prática e por meio de situações do dia a dia.

O “Mercadinho” começou em 2015, com uma turma de 30 alunos. Em 2016, com os resultados positivos, ele cresceu e atualmente atende cerca de 150 estudantes. Idealizado pela Professora de Matemática Sônia Regina Leite, o projeto surgiu da necessidade de proporcionar atividades mais prazerosas que ajudassem os alunos a superar as dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem de matemática.

O projeto estimula as crianças a resolver cálculos e problemas matemáticos de forma prática e a desenvolver uma consciência crítica em relação ao consumo de produtos. Sônia explica que é possível trabalhar outros conteúdos por meio da iniciativa como, por exemplo, a origem dos alimentos, vitaminas, higiene, alimentação saudável, regiões produtoras, industrialização, transportes, profissões, história do dinheiro e educação financeira.

Ainda segunda a Professora, o “Mercadinho” proporciona grandes avanços e faz os alunos melhorarem o cálculo mental e resolverem mais facilmente problemas matemáticos propostos em exercícios. “Além disso, eles tornaram-se mais observadores e questionadores sobre temas variados como, por exemplo, alimentação saudável, importância da conservação das embalagens, data de validade dos produtos e consumo consciente”, completa.

Integração de conteúdos – Neste ano, os exercícios e atividades do “Mercadinho” são trabalhados também nas aulas de inglês da Professora Talita Graça Pinto. “Isto enriquece ainda mais a atividade, pois além dos alimentos trabalhados em Inglês, os alunos ampliam seu conhecimento sobre outras moedas, como dólar e euro, e efetuam cálculos envolvendo a cotação destas moedas”, comemora Sônia.

No “Mercadinho” os alunos participam de todas as etapas do projeto. A primeira diz respeito à organização do mercadinho e a determinação dos preços: uma parte da turma pesquisa folhetos de diferentes mercados da região e produtos variados e compara preços enquanto a outra organiza os alimentos e demais itens que serão “comprados” por todos durante a atividade.

Em seguida, os alunos observam dos produtos dispostos no mercado e em uma roda de conversa, opinam se a organização está adequada e o que poderia ser modificado, justificando sempre as alterações propostas. Durante o momento das compras, as crianças são incentivados a elaborar listas de produtos que pretendem adquirir, analisar os rótulos, verificar as datas de fabricação e vencimento, calcular mentalmente os valores e conferir o troco.

Confira a galeria de imagens do projeto.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de varias pessoa no palco

DRE G celebra aniversário de 164 anos de Guaianases 

Publicado em: 20/05/2025 9h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

fotografia de professor fazendo libras em uma sala de aula

Inscrições abertas para os professores atuarem na EMEBS Helen Keller

Publicado em: 19/05/2025 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Na imagem, quatro crianças se divertem em uma piscina. Três meninas estão mais próximas da câmera, sorrindo. Todas estão com roupas de banho coloridas e molhadas. Ao fundo, um menino também está na água, com os braços abertos e expressão animada.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias na capital paulista

Publicado em: 19/05/2025 2h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas com roupas socias

Prefeitura de Jundiaí visita CEU Rei Pelé e CEU Papa Francisco

Publicado em: 19/05/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Estudantes sentados observando professor durante visita ao Museu Afro
1 6 7 8 9 10 1.525