Notícias

EMEF Ulysses Guimarães cria canal de vídeos para auxiliar estudantes nas atividades online

Os conteúdos são elaborados com base no material pedagógico, Trilhas de Aprendizagens

Publicado em: 16/06/2020 17h19 | Atualizado em: 01/10/2021
Imagem de capa do canal de vídeos criado pela escola com o título: Criativos em Ação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental, Ulysses Guimarães, da Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro, criou um canal de vídeos na plataforma YouTube chamado, “Criativos em Ação”, com conteúdos baseados no material pedagógico produzido pela Secretaria Municipal de Educação, Trilhas de Aprendizagens.

A equipe escolar tomou esta iniciativa para facilitar a interação dos estudantes com os conteúdos e professores da unidade, além de utilizarem o espaço online para formação dos profissionais da própria escola.

Por meio desta ferramenta de comunicação, estudantes e professores trocam experiências, facilitando o desenvolvimento e resolução das atividades propostas. O canal “Criativos em Ação”, criado em abril deste ano, contém vídeo aulas baseadas no material Trilhas de Aprendizagens e tem sido um recurso positivo para garantir a qualidade do ensino oferecido aos estudantes durante o período de aulas não presenciais.

Até o momento, foram produzidos 58 vídeos, de diferentes componentes curriculares, tendo alcançado 7580 visualizações em um vídeo sobre sinais de pontuação, produzido pela professora Gislaine Morais do 3º ano. Os materiais publicados no canal são produzidos a partir da necessidade apresentada pelos estudantes, não seguindo um padrão de periodicidade de publicações.

Compreendendo a necessidade do trabalho colaborativo diante das dificuldades do momento, os professores da escola compartilham com educadores de outras unidades os vídeos produzidos no canal, colaborando na superação das dificuldades individuais, comenta a Professora Marluce Paulino do 2º ano.

“Tem sido um grande desafio adaptar a prática pedagógica com o novo cenário de ensino remoto. Mas posso enfatizar que, apesar das limitações no manejo das ferramentas tecnológicas, tenho aprendido muito e quero aprender mais. O simples fato de me propor a pesquisar, estudar, questionar, duvidar, descobrir me impulsiona a buscar alternativas de interagir melhor com as crianças e suas famílias. As videoaulas são exemplos disso, pois nunca me imaginei fazendo algo do tipo”,finaliza Marluce.

O canal pode ser acessado por esse link: https://www.youtube.com/channel/UCJYX0Td7H0T9NYEyjO-HmkA .

 

.

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade Descontruindo Estereótipos - 8/dez/2022 - 12h às 22h - Salão Nobre - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, 95, Centro.

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301