Notícias
EMEF Profº Josué de Castro desenvolve Projeto de Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva
Colaboração dos alunos e do professor criaram solução inovadora que promoveu a inclusão e a autonomia dos estudantes com e sem deficiência
Publicado em: 11/12/2024 14h38 | Atualizado em: 11/12/2024
Crédito:Juliana Oli • Fotógrafa
Os estudantes do 9º ano da EMEF Profº Josué de Castro, em parceria com o Professor Pedro Pereira, do Laboratório de Educação Digital (LED), desenvolveram um projeto que integra tecnologia assistiva, educação inclusiva e programação, com o objetivo de unir o uso de tecnologias acessíveis à criação de ferramentas de apoio, proporcionando maior inclusão e autonomia para alunos com e sem deficiência. A iniciativa permitiu que os estudantes com deficiência pudessem participar de forma plena e igualitária no processo de aprendizagem, facilitando a comunicação, o acesso à informação e a interação com o conteúdo.
Durante as aulas no Laboratório de Educação Digital (LED), um espaço dedicado à experimentação e inovação tecnológica da escola, o grupo de estudantes criou três jogos utilizando a plataforma Pictoblox, uma linguagem de programação visual baseada no Scratch, voltada para iniciantes. Esses jogos foram projetados para reconhecer movimentos faciais por meio da webcam, oferecendo uma forma alternativa de interação, para os alunos que não podem utilizar as mãos. Com essa tecnologia, o movimento do rosto é capturado e transformado em comandos dentro do jogo, permitindo que os estudantes controlem a ação de maneira intuitiva.
Além disso, foi desenvolvida uma adaptação com um pedal conectado à placa Micro:bit, que possibilitou uma estudante do 6º ano, com limitações nos movimentos dos membros superiores, interagir com os jogos. Com isso, a estudante pode participar das atividades e interagir com os seus colegas.
O impacto do projeto foi imediato e altamente positivo. A estudante com limitações motoras, que anteriormente tinha dificuldades para interagir com jogos digitais e outras atividades que exigem movimentos manuais, agora consegue jogar de forma independente, compartilhando a experiência com seus colegas e aumentando sua confiança e autonomia. A interação com os jogos e a adaptação do pedal também promoveram um ambiente de aprendizado mais inclusivo, em que todos os alunos tiveram as mesmas oportunidades de participação.
O projeto não apenas estimulou a colaboração entre estudantes ,mas também proporcionou uma experiência prática de como a tecnologia assistiva pode melhorar a vida escolar dos estudantes. Além disso, contribuiu para a criação de um ambiente mais acolhedor e reforçou a importância da educação inclusiva, que reconhece e integra as diferentes necessidades de cada estudante.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
FLI Sampa agita a cena literária de São Paulo em agosto
Secretaria Municipal de Educação
SME disponibiliza orientações para o Agosto Indígena nas unidades educacionais da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Penha
Prefeitura inaugura CEU Padre Ticão com modelo inédito de PPP e foco sustentável
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico
Secretaria Municipal de Educação
Ensino de Música é ampliado com liberação de recursos financeiros para contratação de instrutores de música
Secretaria Municipal de Educação
XVII Olimpíadas Estudantis e XIV InterCEUs mobilizam estudantes e professores de todas as regiões da capital paulista
Relacionadas

10º Prêmio Educação em Direitos Humanos está com inscrições abertas
Publicado em: 14/08/2023 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes da Rede Municipal escolhem itinerários formativos do Ensino Médio
Publicado em: 14/08/2023 3h56 - em Secretaria Municipal de Educação

SME divulga resultados preliminares de provas práticas de concursos públicos
Publicado em: 14/08/2023 10h51 - em Concurso

Azulejos decorativos
Publicado em: 11/08/2023 4h55 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Novo Centro de Educação Infantil (CEI) atenderá 200 crianças na Zona Sul
Publicado em: 11/08/2023 2h13 - em Secretaria Municipal de Educação