Notícias
EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira publica 1ª edição do Jornal da Amélia
A Coordenadora Pedagógoca Tainã Brasil foi a precursora deste projeto que abordou os passeios, projetos executados, reuniões pedagógicas, atividades e até dicas literárias
Publicado em: 22/05/2024 14h46 | Atualizado em: 22/05/2024
“A história tem que ser registrada, porque, senão, ela é esquecida”, afirmou Tainã Brasil, Coordenadora Pedagógica (CP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Amélia Rodrigues de Oliveira e precursora do Jornal da Amélia. O periódico que será divulgado bimestralmente e que teve sua 1ª edição digital publicada recentemente, abordou sobre os passeios, projetos executados, reuniões pedagógicas, dicas literárias e atividades realizadas pela Unidade Educacional. Clique AQUI para acessar o jornal.
A proposta está atrelada diretamente à ação da Secretaria Municipal de Educação (SME) para as escolas, cujo tema deste ano é “São Paulo: Cidade Leitora”, que pretende incentivar a leitura e literatura para toda a comunidade educacional. Desse modo, além de ter sido criado para dar visibilidade aos projetos da escola, o Jornal da Amélia também estimula o “espírito leitor” de seus estudantes. “A gente pretende usar a escrita literária do jornal para levar a literatura a eles”, disse a CP.
Idealizadora do projeto, Tainã Brasil foi a responsável por selecionar as pautas, escrever as matérias e diagramar a estética da publicação digital. No entanto, ela ressaltou a importância da comunidade escolar para a realização da proposta, afirmando que foi um trabalho em equipe. “Fazer a diagramação não é fácil, mas isso só aconteceu por causa das atividades dos professores e da colaboração dos estudantes. Querendo ou não, foi um trabalho em equipe, eu só dei o pontapé inicial”, destacou.
A fim de dar o protagonismo das ações aos estudantes, a Coordenadora ressaltou a importância pedagógica deste projeto para a formação acadêmica – e cidadã – dos estudantes. “A escola é o ponto cultural da comunidade, então os estudantes têm que ser pertencentes ao território em que ela está inserida. Quando eles entendem que são responsáveis por aquilo, a escola se torna um espaço a ser cuidado por eles”.
A Coordenadora comentou que tanto os professores quanto os estudantes tiveram uma ótima reação. A partir da 2ª edição, o Jornal da Amélia contará com a colaboração da Imprensa Jovem da escola, das famílias, do Grêmio Estudantil, das Professoras de Sala de Leitura (POSLs) e também da diretora. “O projeto nasceu como meu, mas depois da aceitação dos estudantes, das família e dos professores, ele se tornou nosso”, finalizou.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo inaugura Planetário no CEU Parelheiros na Zona Sul
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo autoriza prorrogação de contratos de mais 7,4 mil professores temporários para a Educação
Secretaria Municipal de Educação
Educadores e estudantes apresentam propostas para mitigação das mudanças climáticas
Secretaria Municipal de Educação
Crianças da EMEI Ayrton Senna realizam caminhada da gentileza
Secretaria Municipal de Educação
Projeto “Leituraço!” completa 10 anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo em 2024
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação recebe pela segunda vez o Selo de Transparência e Boas Práticas de Gestão
Relacionadas
Repelentes tópicos contra o Aedes aegypti
Publicado em: 24/02/2016 2h16 - em Saúde Escolar
Ações de conscientização no combate ao Aedes Aegypti
Publicado em: 24/02/2016 2h10 - em Saúde Escolar
Acesse o conteúdo programático do concurso para professor de Ensino Fundamental II e Médio
Publicado em: 24/02/2016 1h14 - em Secretaria Municipal de Educação
Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais
Publicado em: 24/02/2016 12h10 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
CEU Butantã oferece aulas de artes marciais para crianças, jovens e adultos
Publicado em: 23/02/2016 11h29 - em Diretoria Regional de Educação Butantã