Notícias

EMEF Professor Antônio Duarte promove segundas-feiras literárias

O objetivo do projeto é mostrar aos alunos que a leitura pode sair das prateleiras, transitar por outros espaços e ser um momento agradável e compartilhado

Publicado em: 10/06/2024 12h23 | Atualizado em: 10/06/2024
Fotografia de estudantes sentados em roda em momento de leitura. Ao fundo, na parede há uma pintura de par de asas onde se lê "Ler te dá asas".

Na EMEF Professor Antônio Duarte a semana começa de maneira leve: toda segunda-feira a literatura é compromisso marcado dos alunos. O projeto “Segundas Literárias” tem auxiliado em muitas questões de aprendizagem e de resolução de conflitos. Junto com os professores, os alunos escolhem os livros e depois discutem sobre o assunto. Isso ajuda a desenvolver um forte trabalho de empatia, formação crítica, convívio em sociedade e cultura da paz.

“Queremos que a leitura saia das prateleiras, que o livro transite em outros espaços e por outros caminhos. Queremos mostrar que a leitura pode ser agradável e compartilhada. E a gente percebe ali que os estudantes têm um engajamento muito legal, porque eles se sentem à vontade para ler em voz alta e têm vontade de participar. E muitas vezes, depois disso, ele vai buscar o livro na sala de leitura e levar pra casa”, explica Flávia Antônio, Coordenadora Pedagógica da unidade. 

O projeto surgiu de forma sistematizada esse ano, mas a unidade já realizava ações isoladas de leitura.  A ideia é que o estudante perceba que a leitura pode acontecer em qualquer lugar ou ocasião. 

Com esse movimento, os docentes perceberam que os estudantes estão tendo um melhor engajamento, e há um número maior de estudantes realizando leitura e se interessando por outros títulos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Rede Municipal amplia quadro de profissionais e fortalece atendimento especializado

Rede Municipal amplia quadro de profissionais e fortalece atendimento especializado

Publicado em: 21/08/2026 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo quadriculado e o texto

Dia D de Multivacinação: trabalhadores da Educação podem se vacinar neste sábado

Publicado em: 21/08/2026 4h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem horizontal com fundo azul texturizado e elementos geométricos em tons de azul, verde-azulado e branco. No canto superior esquerdo, aparece a identificação da EMFORPEF – Escola Municipal de Formação de Profissionais da Educação do Futuro. Ao centro, sobre uma faixa verde-azulada, está o texto em branco: “Formação para Supervisores de Estágio”. Na parte inferior, há formas geométricas arredondadas em diferentes tamanhos e cores, compondo a identidade visual da arte.

Formação para Supervisores de Estágio abre 390 vagas na Rede Municipal 

Publicado em: 20/08/2026 6h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Tamanho Site (48)

SME realiza nova convocação de Auxiliar Técnico de Educação e Professor de Educação Infantil

Publicado em: 20/08/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (47)

SME apoia escolas no planejamento de atividades para reposição de dias letivos

Publicado em: 20/08/2026 3h56 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.691