Notícias

EMEF Pedro Teixeira trabalha a questão do Meio Ambiente em TCA

Tema foi definido após pesquisa realizada com a comunidade onde a escola está inserida

Publicado em: 26/12/2016 12h46 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEF_pedro_teixeira_trabalha_a_questao_meio_ambiente_em_TCA_740_x_430.jpg

No dia 3 de dezembro, aconteceu o evento de encerramento do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Teixeira, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo deste ano.

No início de 2016, os profissionais de Educação da EMEF Pedro Teixeira realizaram uma pesquisa socioeconômica com a comunidade do Jardim Santana, comunidade onde a unidade está inserida, para obter melhor informações sobre o seu perfil. Entre as perguntas, foram solicitadas sugestões de temas a serem desenvolvidos no Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA). A maioria dos entrevistados sugeriu o tema “Meio Ambiente”.

“Com o meio ambiente figurando como tema principal, foi possível trabalhar outros subtemas como: enchente e caos urbano, lixo eletrônico, água e energia, poluição, os 3 Rs e doenças. Os educandos escolheram os subtemas que gostariam de estudar e os professores orientadores se especializaram em um tema para o atendimento e orientação desses educandos”, explica o Coordenador Pedagógico Renato Barbosa da Silva.

Os alunos realizaram pesquisas na unidade escolar e pesquisas de campo. A turma do 6º ano A, por exemplo, acompanhada pela professora orientadora Maria do Carmo no subtema “Enchente e caos urbano”, visitou a Subprefeitura de São Miguel para entrevistar os agentes da Defesa Civil na busca de informações e encaminhamentos sobre a situação da comunidade local. Também visitaram outros órgãos e empresas, como a SABESP e a Eletropaulo, na busca de informações sobre a atuação desses profissionais quando em situação de risco e quais soluções apontam para as mesmas.

As turmas dos 9º anos (Enchente e caos urbano), orientados pela professora Avani, saíram a campo e depois das pesquisas elaboraram um vídeo em que entrevistam pessoas da comunidade nos locais de enchente em um dia de chuva.

Após as pesquisas, os alunos produziram materiais a partir do reaproveitamento de diversos produtos, trabalho também realizado sob a orientação dos professores orientadores de turma. Além do evento de encerramento, os resultados das pesquisas foram apresentados no Seminário dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Parque São Carlos.

Veja as galerias de fotos:

Galeria 1

Galeria 2

Galeria 3

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma piscina em um centro educacional. Na área da piscina, um grupo de adultos está dentro da água, participando de uma atividade orientada por um profissional que está de pé na borda. Ao redor, há materiais coloridos utilizados na atividade. Ao fundo, é possível ver o complexo educacional, com vários andares, áreas abertas e uma segunda piscina.

SME divulga classificação final para profissionais de Educação Física nos CEUs

Publicado em: 08/10/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Parede azul com cartazes sobre a prevenção da violência contra a mulher.

EMEF Perimetral promove campanha de prevenção à violência contra meninas e mulheres

Publicado em: 07/10/2026 12h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Grupo de mulheres reunidas em um auditório para registro fotográfico. Elas estão posicionadas em duas fileiras e sorriem para a câmera. Ao fundo, há uma tela de projeção com informações sobre a missão técnica entre São Paulo e Braga, em Portugal.

SME promove Missão Técnica Internacional entre São Paulo e Braga 

Publicado em: 06/10/2026 6h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Auditório com diversas pessoas sentadas em cadeiras, acompanhando uma apresentação. Ao fundo, uma mulher fala ao microfone em frente a uma tela de projeção com informações sobre Ouvidoria. Ao lado da tela, há um computador e outros equipamentos utilizados durante a apresentação.

SME promove formação da Rede de Pontos Focais de Ouvidoria

Publicado em: 06/10/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (82)
«1 2 3 … 1.704