Notícias

EMEF Otoniel Mota promove semana da Consciência Negra

Escola promove atividades que debatem a diversidade étnico-racial.

Publicado em: 21/11/2016 10h18 | Atualizado em: 30/11/2020
semana_negra_otoniel_740_x_460.jpg

O projeto “Consciência Negra: Cor? Que cor? Somos todos iguais”, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Otoniel Mota chega a sua finalização com a semana da Consciência Negra, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de novembro, com atividades culturais para debater as questões étnico-raciais.

Iniciado no mês de setembro deste ano, o projeto teve como objetivo levar os alunos a refletirem sobre os preconceitos étnicos, raciais e culturais presentes na sociedade, mostrando que é preciso respeitar as diferenças, como conta Leila Cristina Ciolfi, Coordenadora Pedagógica da EMEF Otoniel.

A Coordenadora também disse que o trabalho realizado foi importante para criar empatia e fazer com que as crianças da EMEF superassem seus preconceitos. “A consciência negra é você se enxergar no outro, é saber respeitar as diferenças”, comentou. Para Leila, esse processo de construção do respeito dentro da unidade escolar foi importante para mostrar um pouco do que é ser brasileiro. “Não importa religião, cor, raça, porque nós todos somos uma mistura de tudo. O brasileiro é uma mistura de tudo”, afirmou Leila.

A Semana da Consciência Negra mobilizará as turmas do Fundamental I, Fundamental II e Escola de Jovens e Adultos (EJA). Dentre as atividades previstas, acontecerão Leituraços, apresentações dos Trabalhos Colaborativos Autorais (TCAs) dos alunos do 9° ano, sarau de poesia, apresentações de Hip Hop, dança afro, samba e passinho, além de oficinas de leitura e rodas de conversa.

Esse momento de apresentação dos trabalhos, segundo Leila, é o momento em que os alunos tomam a escola como sua e a transformam em seu ambiente, levando o que foi discutido em sala de aula para frente. “É importante esse movimento para que os alunos se tornem cada vez mais leitores e escritores, além de respeitar a diversidade e o próximo”, concluiu a Coordenadora.

Para acessar a programação do evento, clique aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299