Notícias

EMEF Octávio Pereira Lopes participa de programação da Feira Literária da Norte 

Estudantes do 5º Ano conversam com escritor e cineasta, Alessandro Buzo, sobre literatura periférica, escola e cultura; Alessandro já foi apresentador na TV Cultura e do quadro “SP Cultura”, no SPTV 

Publicado em: 21/11/2023 12h13 | Atualizado em: 21/11/2023
Fotografia mostra professora  e estudantes em momento de atividade em sala de aula.

Nesta quarta-feira (22), às 13h30, estudantes do 5º Ano da EMEF Octávio Pereira Lopes, da DRE Jaçanã/Tremembé, batem papo com o escritor e cineasta, Alessandro Buzo, sobre literatura periférica, escola e cultura. A conversa terá duração de aproximadamente uma hora e também contará com a presença dos Poetas do Tietê.

Os estudantes, que esse ano já participaram de um sarau com os Poetas do Tietê, farão leitura de textos do autor e confeccionarão desenhos e cartazes para preparar a Sala de Leitura, local onde acontecerá o bate papo. 

A atividade faz parte da programação da Feira Literária da Norte (FELINO) 2023. Há anos, a feira tem espalhado livros e disseminado cultura pelas periferias da Zona Norte, sempre contando com a participação de bibliotecas e escolas públicas.

Sobre a FELINO

A Feira Literária da Norte é uma ação cultural promovida pelos Poetas do Tietê, desde 2018, na zona Norte de São Paulo. Agora chega a sua 6ª edição. 

Já passaram pela Fábrica de Cultura do Jaçanã, CEU Jaçanã, Casarão da Vila Guilherme e bibliotecas municipais da ZN, sempre procurando trazer para o público da Norte o melhor da Literatura Periférica.

Sobre Alessandro Buzo

Alessandro Buzo é o autor da Literatura Periférica com mais livros publicados, já são vinte títulos, entre poesia, contos e romances. Buzo é um precursor, seu primeiro livro, “O Trem, baseado em fatos reais” foi lançado em 2020, uma época em que poucos autores da periferia lançavam seus livros.

Ele é o criador e apresentador do Sarau Suburbano, um dos saraus mais antigos e representativos da cidade, além de ter dirigido dois longas, “Profissão MC”, de 2009, que traz Criolo como protagonista, e “FUI !”, de 2018, com Brenalta MC.

Buzo também trabalhou por 6 anos como apresentador de televisão, na TV Cultura e no SPTV, da Rede Globo, sempre retratando a cultura periférica na tela da TV. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.442