Notícias
EMEF Octavio Pereira Lopes ganha concurso por projeto de sustentabilidade
O destaque foi dado pelo desafio A Natureza das Coisas - 2015, promovido pelo Instituto Edukatu
Publicado em: 05/04/2016 15h09 | Atualizado em: 30/11/2020
Alunos e professora de escola municipal da zona norte de São Paulo participam de concurso de abrangência nacional e ganham a primeira colocação. O destaque foi dado pelo desafio A Natureza das Coisas – 2015, promovido pelo Instituto Edukatu, que incentiva professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas que desenvolvem projetos relacionados ao consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos.
O projeto ganhador foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Octavio Pereira Lopes, com a coordenação da Professora de Informática Educativa, Maria Ester Nascimento. Para concorrer, a educadora inscreveu na plataforma on-line do Edukatu o projeto “Sensibilizando olhares: eu e o ambiente”, que já realizava com seus alunos no laboratório de informática.
A escola trabalhou temas como a conscientização do recolhimento e destinação correta dos resíduos, a reutilização de materiais e ainda recriou fábulas, que foram ressignificadas com questões sobre consumo consciente.

Professores e alunos participam de ação coletiva de coleta de materiais recicláveis.
“Não esperava ganhar o desafio. Nossa ideia era participar e fazer o melhor, sempre de uma forma coletiva. Toda a escola participou. O prêmio é de todos! Além dos alunos, professores também se uniram”, afirma a professora Maria Ester.
Como premiação, a professora ganhou uma viagem nacional com direito a um acompanhante. Os cinco estudantes mais engajados no projeto vencedor ganharam um tablet e a escola uma oficina do Edukatu sobre reaproveitamento de materiais para toda a comunidade escolar.
“Foi muito bom para os alunos perceberem que não existem tantos obstáculos para vencermos. Quando falei do desafio, muitos achavam que não seriam capazes de ganhar. Diziam que era muita gente, já que escolas do Brasil todo poderiam se inscrever. E ganhamos!”, comemora a professora.
Desafio A Natureza das Coisas 2015 – busca incentivar professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país a desenvolverem projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Abertas as inscrições para aulas de dança e música nos CEUs Três Pontes e Parelheiros em parceria com a Fundação Theatro Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade
Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos
Secretaria Municipal de Educação
Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano
Secretaria Municipal de Educação
Crédito para material e uniforme escolar começa a ser disponibilizado nesta segunda-feira
Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias começa no dia 07 de janeiro com programação de cultura, esporte e lazer
Relacionadas
Abertas as inscrições para aulas de dança e música nos CEUs Três Pontes e Parelheiros em parceria com a Fundação Theatro Municipal
Publicado em: 09/01/2026 11h41 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade
Publicado em: 08/01/2026 12h53 - em Secretaria Municipal de Educação
Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos
Publicado em: 07/01/2026 1h13 - em Secretaria Municipal de Educação
Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano
Publicado em: 06/01/2026 11h08 - em Secretaria Municipal de Educação
Crédito para material e uniforme escolar começa a ser disponibilizado nesta segunda-feira
Publicado em: 05/01/2026 2h05 - em Secretaria Municipal de Educação