Notícias

EMEF Ministro Calógeras promove atividade para estimular a memorização e criatividade dos alunos

Projeto aborda o gênero textual “receita” e estudantes produzem massa de modelar

Publicado em: 22/09/2017 16h35 | Atualizado em: 30/11/2020

EMEF_Ministro_Calogeras_promove_atividade_740_x_430.jpg

Nos dias 13, 14 e 15 de setembro, foi realizada a atividade “Com a mão na massa”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ministro Calógeras, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.

A atividade foi realizada com os 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I, pela Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE) Ana Maria Mendanha Lodi, com o objetivo de estimular a memorização e a criatividade, além de ampliar o repertório oral e escrito. Nela, a Professora Ana Maria propôs a experimentação prática de uma receita de massa de modelar.

A ação fez parte de uma sequência didática abordando o gênero textual “receita”. Durante as aulas, foram assistidos mini vídeos de receitas de doces, feitas leituras compartilhadas e escrita espontânea de receitas. A sequência foi finalizada com uma aula prática de execução da receita de massa de modelar.

“Este momento lúdico estimulou a recordação do registro escrito no laboratório de informática, além de despertar o desejo de reescrever a receita para reproduzi-la em casa” conclui a Professora.

Clique aqui para acessar as fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Parede azul com cartazes sobre a prevenção da violência contra a mulher.

EMEF Perimetral promove campanha de prevenção à violência com participação dos estudantes

Publicado em: 07/10/2026 12h17 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Grupo de mulheres reunidas em um auditório para registro fotográfico. Elas estão posicionadas em duas fileiras e sorriem para a câmera. Ao fundo, há uma tela de projeção com informações sobre a missão técnica entre São Paulo e Braga, em Portugal.

SME promove Missão Técnica Internacional entre São Paulo e Braga 

Publicado em: 06/10/2026 6h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Auditório com diversas pessoas sentadas em cadeiras, acompanhando uma apresentação. Ao fundo, uma mulher fala ao microfone em frente a uma tela de projeção com informações sobre Ouvidoria. Ao lado da tela, há um computador e outros equipamentos utilizados durante a apresentação.

SME promove formação da Rede de Pontos Focais de Ouvidoria

Publicado em: 06/10/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (82)
Fotografia de um estudante fazendo sinal de joia com o polegar e segurando cadernos e livros. Ele usa uniforme da Prefeitura de São Paulo.

Rematrícula para 2027: processos iniciarão a partir de 26 de outubro 

Publicado em: 01/10/2026 8h01 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 … 1.704